Você sabia que seu aluno que está demorando a alfabetizar-se é agitado e desatento pode ser somente um respirador oral?

Autores/as

  • Katia Andréia Kühn Chedid Colégio Dante Alighieri
  • Renata Di Francesco Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n17p230

Resumen

Este artigo apresenta um outro olhar sobre um novo fator que poderá interferir na alfabetização das crianças: a respiração oral. Assim, discute-se os principais sintomas, fatores biológicos e por fim, algumas considerações que nos ajude a pensar melhoras para a aprendizagem das crianças na sua faze inicial de alfabetização.

Biografía del autor/a

Katia Andréia Kühn Chedid, Colégio Dante Alighieri

Possui Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é orientadora educacional do Colégio Dante Alighieri e Pesquisadora na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, neurociência, alfabetização, respiração oral, psicopedagogia e bullying.

Renata Di Francesco, Universidade de São Paulo

Médica otorrinolaringologista, doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP.

Publicado

2008-09-15