“Xô, preconceito!” Um projeto de sensibilização sobre as diferenças, por meio das obras da autora Ruth Rocha
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p199Resumo
O projeto foi desenvolvido em uma turma de pré-escola vinculada ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, no município do Rio Grande – RS. A turma era formada por 15 crianças entre 4 e 5 anos e duas professoras, sendo uma delas deficiente visual. A maioria das crianças estava ingressando na escola pela primeira vez e ainda não haviam interagido com pessoas deficientes. Assim, buscando articular o encantamento da literatura infantil brasileira e o respeito às diferenças, as obras da Ruth Rocha foram escolhidas como norteadoras do projeto por serem narrativas originais e divertidas, que tematizam diferentes situações cotidianas, respeito à alteridade, bem como aspectos do imaginário infantil. Dentre os principais resultados alcançados, destaca-se que esse grupo de crianças foi aprendendo a conviver com as diferenças e as necessidades do outro desde cedo, evidenciados em uma relação de confiança e amizade com as professoras, sem mais distinção entre ambas. Atrelado a isso, está a inserção das crianças a práticas de letramento, compreendendo os usos sociais da escrita em seu cotidiano.Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 2008.
BETTELHEIM, Bruno. Introdução: a luta pelo significado. In: A Psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Crianças e cultura escrita. In: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. 1.ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. Disponível em: <http://www.projetoleituraescrita.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Caderno_3.pdf >. Acesso em: 16 set. 2018.
KAMII, Constance. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.