Governamento da infância: uma análise da Base Nacional Comum Curricular da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81126

Resumo

Este artigo objetiva investigar e compreender o governamento da infância voltado para a Educação Infantil por meio das definições propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Justifica-se este estudo por entender tal documento normativo como orientador para uma formação massificante e predefinida em etapas que regulam a ação docente. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como pensada no campo das Ciências Humanas, sendo de abordagem qualitativa, dialogando com: Foucault, 2008, 2010), Bujes (2002), Veiga-Neto e Saraiva (2011).  Foi realizada uma análise documental, tomando como material analítico a Lei de Diretrizes e Bases; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, mas primordialmente a Base Nacional Comum Curricular, no tocante à Educação Infantil. Análises dos documentos demonstram um retorno a antigas concepções preparatórias da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, desconsiderando os processos regionais e culturais vividos por múltiplas infâncias.

 

Biografia do Autor

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Foi professora do município de São Leopoldo desde o ano de 1999 até 2014, onde atuou como docente da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, onde exerceu a função de Supervisora Pedagógica das Escolas Municipais de Educação Infantil. Licenciada em Pedagogia - Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS e especialista em Educação Infantil pela mesma instituição. Mestre e Doutora em educação pela UFRGS, tem como interesses de pesquisa, Educação Integral, Educação Infantil, tempos e espaços de aprendizagens, infância, currículo, práticas pedagógicas na interlocução com as políticas públicas educacionais. Atua como docente da graduação em Pedagogia e especializações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/ UERGS, tendo exercido as funções dei coordenadora de área do PIBID/UERGS e coordenadora do curso de Pedagogia. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UERGS Mestrado Profissional em Educação.

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras e Especialista em Comunicação, Expressão e Cultura. Mestre e Doutora em Letras- Área de Concentração: Linguística Aplicada. Foi professora da Ed. Básica. Atualmente é professora adjunta e professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio grande do Sul. Líder do "Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos". Atua nas áreas da Pedagogia e Letras, com ênfase em Linguística Aplicada. Possui interesse em estudar e pesquisar a) Áreas das linguagens, dos letramentos e multiletramentos na formação inicial e continuada de professores e nos processos de ensino e aprendizagem. b) Práticas de leitura e escrita com enfoques no ensino superior e na educação básica. c) Relação de letramentos na esfera acadêmica com a educação básica. 

Laila Gabrielle Naymaer Gonçalves, Prefeitura Municipal de São Borja

Professora de Educação Infantil e Anos Iniciais, formada pelo Curso Normal em Nível Médio do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha no ano de 2011; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - Unidade Universitária em Alegrete no ano de 2016; Especialista em Gestão do Currículo na Formação Docente formada pela UERGS - Alegrete em 2019. Se encontra, em 2020, como professora de Anos Iniciais da Rede Municipa de São Borja/RS, já tendo atuado na Rede Privada de Alegrete e na Rede Municipal de Manoel Viana/RS como docente da Educação Infantil, supervisora (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental), bem como colaboradora da Direção de Ensino da SMTECD e coordenadora do Grupo de Estudos sobre BNCC e RCG com foco na Educação Infantil. Em 2019 foi professora colaboradora da UERGS Alegrete, ministrando a disciplina de Gestão Escolar II. Atualmente cursa os seguintes cursos de especializacão: Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia; Docência no Ensino Superior; Gestão Escolar: Supervisão e Orientação e MBA em Gestão Pública. Academicamente tem como principais focos de estudo: Políticas e Legislação Educacional; Avaliações em Larga Escala, Direitos Humanos; Políticas e Direitos para as Mulheres; Pós-estruturalismo; Estudos Culturais.

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Publicado

2021-08-16