Childhood Governance: an analysis of the common curricular national base of childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81126

Abstract

This study is justified because it understands this normative document as a guide for a massive and predefined training in stages that regulate teaching action. Methodologically, this research is characterized as thought in the field of Human Sciences, with a qualitative approach, dialoguing as: Foucault (2008, 2010), Bujes (2002), Veiga-Neto and Saraiva (2011). A documentary analysis was carried out, using the Law of Guidelines and Bases as analytical material; the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, but primarily the Common National Curriculum Base, with regard to Early Childhood Education. Analyzes of the documents demonstrate a return to old preparatory conceptions of Early Childhood Education for Elementary School, disregarding the regional and cultural processes experienced by multiple childhoods.

Author Biographies

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Foi professora do município de São Leopoldo desde o ano de 1999 até 2014, onde atuou como docente da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, onde exerceu a função de Supervisora Pedagógica das Escolas Municipais de Educação Infantil. Licenciada em Pedagogia - Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS e especialista em Educação Infantil pela mesma instituição. Mestre e Doutora em educação pela UFRGS, tem como interesses de pesquisa, Educação Integral, Educação Infantil, tempos e espaços de aprendizagens, infância, currículo, práticas pedagógicas na interlocução com as políticas públicas educacionais. Atua como docente da graduação em Pedagogia e especializações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/ UERGS, tendo exercido as funções dei coordenadora de área do PIBID/UERGS e coordenadora do curso de Pedagogia. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UERGS Mestrado Profissional em Educação.

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras e Especialista em Comunicação, Expressão e Cultura. Mestre e Doutora em Letras- Área de Concentração: Linguística Aplicada. Foi professora da Ed. Básica. Atualmente é professora adjunta e professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio grande do Sul. Líder do "Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos". Atua nas áreas da Pedagogia e Letras, com ênfase em Linguística Aplicada. Possui interesse em estudar e pesquisar a) Áreas das linguagens, dos letramentos e multiletramentos na formação inicial e continuada de professores e nos processos de ensino e aprendizagem. b) Práticas de leitura e escrita com enfoques no ensino superior e na educação básica. c) Relação de letramentos na esfera acadêmica com a educação básica. 

Laila Gabrielle Naymaer Gonçalves, Prefeitura Municipal de São Borja

Professora de Educação Infantil e Anos Iniciais, formada pelo Curso Normal em Nível Médio do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha no ano de 2011; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - Unidade Universitária em Alegrete no ano de 2016; Especialista em Gestão do Currículo na Formação Docente formada pela UERGS - Alegrete em 2019. Se encontra, em 2020, como professora de Anos Iniciais da Rede Municipa de São Borja/RS, já tendo atuado na Rede Privada de Alegrete e na Rede Municipal de Manoel Viana/RS como docente da Educação Infantil, supervisora (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental), bem como colaboradora da Direção de Ensino da SMTECD e coordenadora do Grupo de Estudos sobre BNCC e RCG com foco na Educação Infantil. Em 2019 foi professora colaboradora da UERGS Alegrete, ministrando a disciplina de Gestão Escolar II. Atualmente cursa os seguintes cursos de especializacão: Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia; Docência no Ensino Superior; Gestão Escolar: Supervisão e Orientação e MBA em Gestão Pública. Academicamente tem como principais focos de estudo: Políticas e Legislação Educacional; Avaliações em Larga Escala, Direitos Humanos; Políticas e Direitos para as Mulheres; Pós-estruturalismo; Estudos Culturais.

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Published

2021-08-16