Princípios orientadores da abordagem Pikler: o olhar pikleriano sobre a perspectiva da educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83643Palavras-chave:
Abordagem Pikler. Pequena Infância. Desenvolvimento lento ou diferente. Educação Infantil. Educação Inclusiva.Resumo
O artigo destaca-se pela relevância das contribuições da abordagem Pikler para o público alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva na pequena infância. Nesse período, ocorrem mudanças significativas para o desenvolvimento infantil que são primordiais, como o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras, o que não é diferente para as crianças com deficiência. Nesse contexto, o estudo tem como objetivo contribuir com a prática pedagógica inclusiva na Educação Infantil, levando a inspiração do olhar da pedagogia dos detalhes para as professoras reconhecerem os bebês e crianças bem pequenas. Foi realizada uma análise do levantamento bibliográfico sobre a abordagem Pikler, mapeando esse conhecimento, através de uma revisão qualitativa. Para esse estudo, a pesquisa dedicou-se à análise do capítulo “Desenvolvimento lento ou diferente” do livro “Abordagem Pikler: educação infantil” (2016). Através dessa reflexão crítica, pode-se concluir que os pressupostos de Pikler são de um olhar das professoras que consideram as diferenças, individualidades e potencialidades das crianças com desenvolvimento lento ou diferente respeitando a importância da temporalidade.
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