Guiding principles of the Pikler Approach: The Piklerian view on the perspective of inclusive education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83643

Keywords:

Pikler approach. Early Childhood. Slow or different development. Early Childhood Education. Inclusive Education.

Abstract

The article stands out for the relevance of the Pikler’s approach contributions to Inclusive Education in early childhood. In this period, significant changes occur for child development that are primordial, such as the  cognitive and motor skills development, which is no different for children with disabilities. In this context, the study aims to contribute to inclusive pedagogical practice in Early Childhood Education, drawing on the pedagogy of details for educators to recognize infants and very young children. An analysis of the literature survey on the Pikler approach was carried out, mapping this knowledge through a qualitative review. For this study, the research was devoted to the analysis of the chapter "Slow or different development" from the book "Pikler approach: early childhood education" (2016). Through this critical reflection, it can be concluded that Pikler's assumptions are of an educator's view that considers the differences, individualities and potentialities of children with slow or different development, respecting the importance of temporality.

Author Biographies

Kerolyn Christina Moreira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Ciências, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) na Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI) pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa Produção de Materiais e Novas Tecnologias com foco em Estimulação Precoce e Deficiência Intelectual. Licenciada em Normal Superior. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Educação Especial e Gestão Pedagógica: Supervisão, Orientação e Inspeção. Atua como Professora da Educação Infantil e Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Juiz de Fora - MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial/Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

Catia Lacerda Sodré, Universidade Federal Fluminense - UFF

Apresenta graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É Professora Adjunta do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em tripanossomatídeos e fungos. Atua, principalmente, nos seguintes temas: proteoma de Trypanosoma cruzi ; proteoma de fungos; cinética enzimática; metabolismo energético; produção de materiais didáticos para o ensino de Bioquímica; produção de materiais didáticos inclusivos.

Suzete Araujo Oliveira Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, Bioquímica de Microorganismos, Bioquímica de Insetos e Interação Parasito- Vetor, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma rangeli, Trypanosoma cruzi, Rhodnius prolixus e outros Triatomíneos, Sistema profenoloxidase de insetos, Proteases de insetos e parasitos, Isolamento e caracterização de moléculas de parasitos como Glicoinositolfosfolipídeos (GIPLs), GPI-mucinas, Ecto-enzimas: ecto-fosfatases e ecto-ATPases. Atua como membro colaborador externo na pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI)-UFF; como docente permanente e Vice-coordenadora no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI)-UFF e como docente permanente e membro da CPG no Programa de de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)-UFF, orientando projetos de pesquisa, ensino e extensão.

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Published

2022-07-22

Issue

Section

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil