Ação pedagógica inclusiva na educação infantil: o indiciarismo como princípio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e89923Palabras clave:
Educação Infantil, Inclusão, Paradigma indiciárioResumen
Ante a presença de crianças que sinalizam algum tipo de impasse na aprendizagem, deficiência ou autismo, a educação infantil é convocada a reinventar suas formas de fazer. O recorte apresentado, fragmento de uma cena compartilha o trabalho de uma professora com um menino identificado como autista. O paradigma indiciário propõe a observação de detalhes e acontecimentos pouco evidentes no cotidiano de creches e pré-escolas, mas constitutivos da possibilidade de reconhecer as múltiplas formas de habitar a instituição educativa e fazer-se criança.
Citas
CAMPBELL, Fiona Kumari. Contours of ableism: the production of disabilities and abledness. Londres: Palgrave Macmillan, 2009.
CIRO, Eulalia Hernadéz. Microhistoria italiana, antropología y archivos judiciales. Historia y sociedad, Medellín, 75, n. 30, enero-junio 2016. 75-104. Disponivel em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6424832>. Acesso em: 1º out. 2020.
COELHO, Clóvis. Carlo Ginzburg: história e indiciarismo. In: RODRIGUES, M. B. F. Exercícios de indiciarismo. Vitória: PPG-His, Universidade Federal do Espírito Santo, 2006. Cap. 3, p. 65-84.
CRENSHAW, Kimberle. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics," University of Chicago Legal Forum: Vol. 1989: Iss. 1, Article 8. Available at: http://chicagounbound.uchicago.edu/uclf/vol1989/iss1/8
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. Tradução de Rosa Freire d'Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GOMES, Roger Marcelo Martins. Micro-História e Psicanálise: Ginzburg discute o caso clínico Homem dos Lobos de Sigmund Freud. Circunscribere: International Journal for the History of Science, São Paulo, 24, n. 0, 30 out. 2019. Disponivel em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/45774/30276>. Acesso em: 25 set. 2020.
LIMA, André Luís de Souza. Formas de conhecer em educação especial: Discurso médico e vida ordinária na escola. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Educação, 2018. 75 p. Disponivel em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/178283>.
LIMA, André Luís de Souza. Educação especial, conhecimento e capacitismo: a persistência da exclusão no Brasil contemporâneo. Tese (doutorado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Educação, 2022. 110 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/240099.
LIMA, André Luís de Souza; VASQUES, Carla Karnoppi. Epistemologias em jogo na educação especial. Educação especial em debate, Vitória, 2, n. 5, 09 agosto 2018. 60-76. Disponivel em: <https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/20982>. Acesso em: 10 janeiro 2020.
MARQUES, Amanda Cristina Lopes. A construção de práticas de registro e documentação no cotidiano do trabalho pedagógico da educação infantil. 170 f. (Doutorado)-Faculdade de Educação Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; BUENO, José Geraldo Silveira. O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 367-383, maio/ago. 2011. Disponível em: http://ppeees.ufms.br/wp-content/uploads/2016/02/meletti-bueno-2011-linhas-criticas.pdf
MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; RIBEIRO, Karen. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 175-189, maio-ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Y6cVwLpJLsgwsYvzSVhFLQg/?lang=pt&format=pdf
NAESS, Atle. Galileu Galilei: Um revolucionário e seu tempo. Tradução de George Shlesinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
OMODEO, Pietro. Daniel. Hegemony and Science: Epistemological and Historiographical Perspectives. In: OMODEO, P. D. Political Epistemology: The Problem of Ideology in Science Studies. Cham: Springer, 2019. Cap. 6, p. 160.
PANDINI-SIMIANO, Luciane. Colecionando Pequenos Encantamentos...: A documentação Pedagógica como uma narrativa peculiar para e com as crianças bem pequenas. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
OSTETTO, Luciana. Esmeralda. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, Luciana. Esmeralda. (Org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus, 2008. p. 13-32.
PEREC, George. A vida modo de usar: romances. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PEREC, George. Aproximações do quê? Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, 12, n. 1, junho 2010. 177-180. Disponivel em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2010000100014>. Acesso em: 10 janeiro 2020.
REALE, Giovanni.; ANTISERI, Dário. História da filosofia: do humanismo a Descartes. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, v. 3, 2004.
RODRIGUES, Márcia Barros Ferreira. Razão e sensibilidade: reflexões em torno do paradigma indiciário. Dimensões - Revista de História da UFES, Vitória, 2005. 213-221. Disponivel em: <http://nei.ufes.br/sites/nei.ufes.br/files/RODRIGUES,%20M%C3%A1rcia%20B.F.%20Raz%C3%A3o%20e%20Sensibilidade.pdf>. Acesso em: 27 janeiro 2020.
TFOUNI, Leda Verdiani; SANTOS, Kátia Alexandra dos Santos; BARTIJOTTO, Juliana; SILVA, Juliana Cristina. O paradigma indiciário e as ciências humanas: psicanálise e análise do discurso. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, 16, n. 4, outubro-dezembro 2016. 1256-1270. Disponivel em: <https://www.redalyc.org/pdf/4518/451855438012.pdf>. Acesso em: 1º outubro 2020.
ZANIN, Carlo. Alexander. A noção de prova na obra de Carlo Ginzburg: desdobramentos teóricos. Embornal, Fortaleza, janeiro-junho 2018. 175-195. Disponivel em: <https://revistas.uece.br/index.php/embornal/article/view/3157>. Acesso em: 1º out. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.