Ação pedagógica inclusiva na educação infantil: o indiciarismo como princípio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e89923

Palavras-chave:

Educação Infantil, Inclusão, Paradigma indiciário

Resumo

Ante a presença de crianças que sinalizam algum tipo de impasse na aprendizagem, deficiência ou autismo, a educação infantil é convocada a reinventar suas formas de fazer. O recorte apresentado, fragmento de uma cena compartilha o trabalho de uma professora com um menino identificado como autista. O paradigma indiciário propõe a observação de detalhes e acontecimentos pouco evidentes no cotidiano de creches e pré-escolas, mas constitutivos da possibilidade de reconhecer as múltiplas formas de habitar a instituição educativa e fazer-se criança.

Biografia do Autor

André Luís de Souza Lima , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor e Mestre em Educação pela UFRGS, Licenciado em Filosofia pela mesma universidade. Consultor Técnico em projeto UNESCO/MEC na área de atendimento educacional especializado: deficiência intelectual. Professor Substituto da Faculdade de Educação da UFRGS no Departamento de Estudos Básicos (DEBAS) de abril 2019 a abril 2021. Defendeu uma tese intitulada "Educação Especial, Conhecimento e Capacitismo: a Persistência da Exclusão no Brasil Contemporâneo", acerca das bases epistemológicas da educação especial e suas relações com os processos de exclusão de pessoas com deficiência âmbito escolar brasileiro, considerando os efeitos da desconsideração de questões interseccionais. Atuou em formação de professores na área de educação especial no âmbito do atendimento educacional especializado (AEE) e na formação inicial de professores de área. Trabalhou na educação profissionalizante de pessoas identificadas como tendo deficiência intelectual e autismo. Tem experiência na área editorial com obras de ciências humanas, psicologia e psiquiatria. Editou um livro sobre psicanálise e educação especial. Seus principais interesses são: educação inclusiva, educação especial, filosofia da educação, deficiência, formação de professores, psicanálise e processos editoriais. Vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) e à Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Políticas (RIPPEP).

Carla Karoppi Vasques , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui doutorado e mestrado em Educação pela UFRGS e graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil. É professora do Departamento de Estudos Básicos, na área de educação especial e inclusão escolar, e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No período de 2016-2020, atuou na Comissão de Pós-graduação do PPGEDU. Coordena o Eixo 1 - Educação especial, psicanálise e experiência formativa do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC). É membro da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP). É vice-coordenadora do GT 15 - Educação Especial da ANPED (2019-2020). É Editora Associada da Revista Educação & Realidade. Desenvolve pesquisas e intervenções tendo como foco a interface entre os estudos da deficiência, a psicanálise e a educação.

Luciane Pandini-Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina, Brasil

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze no período de novembro 2013 a maio de 2014, mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e graduada em Pedagogia. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Leciona no referido Programa e, também, nos cursos de Licenciatura da mesma Universidade. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Cultura GEDIC/ PPGE/UNISUL e pesquisadora da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP). Atua como Editora Associada da Revista POIÉSIS. É Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). É membro do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil da região Sul de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas e intervenções na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Intercultura, Narrativa e Experiência, Documentação Pedagógica, Prática docente e Formação de professores.

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Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil