Cuidado e educação: concepções das professoras e dos projetos político-pedagógicos da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93815Palavras-chave:
Projeto político-pedagógico, Cuidado e Educação, Educação InfantilResumo
Este texto apresenta um recorte da dissertação intitulada “Compreensões de Cuidado e Educação das Professoras das Turmas de Infantil 04 e 05 das Escolas Municipais de Francisco Beltrão/PR”. Temos como objetivo identificar e compreender como as concepções das professoras das turmas de Infantil 04 e 05 se relacionam com as concepções previstas nos Projetos Político-pedagógicos -PPPs das escolas. Este texto se divide em quatro (04) momentos. No primeiro apresentamos a relação histórica entre cuidado e educação na educação infantil. No segundo momento, evidenciamos as concepções de cuidado e educação presentes nos PPPs das escolas. Em seguida, discutimos como as professoras entendem o binômio e o impacto deste na sua prática pedagógica. Por fim, relacionamos as concepções de cuidado e educação dos PPPs com as compreensões das professoras. Para tanto, Kramer (2005), Guimarães (2011), Azevedo (2011) e Montenegro (2001) embasam nossas análises. Os questionários aplicados às professoras e a análise dos documentos evidenciaram as relações entre as concepções dos documentos e das professoras. Tanto nos PPPs quanto a partir das concepções das professoras, percebemos uma relação teórica. Assim sendo, o resultado das nossas análises evidenciou 04 concepções de cuidado e educação nos PPPs das instituições, e a partir das falas das professoras, 03 concepções sobre cuidado e 04 sobre educação. Esses resultados interligam-se à forma como as professoras compreendem o binômio e o processo educativo como um todo.
Referências
AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Educação Infantil e formação de professores: para além da separação cuidar-educar. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015.
BEZERRA, Dayanna Cristine Gomes Rosa et al. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: um olhar sobre a rotina com as crianças de zero a dois anos. 2019. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10368 Acesso: 25 de jul. de 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, ICEI, 2013.
CERIZARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil?. Perspectiva, v. 17, n. 1, p. 11-22, 1999.
DICIO. Dicionário Online de Português. 2019. Disponível em: https://www.dicio.com.br/zelo/. Acesso: 25 de jul. de 2022.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, p. 288, 1987.
FRANCISCO BELTRÃO. Projeto político pedagógico. Escola Municipal 15 de Outubro – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Francisco Beltrão, 2021a.
FRANCISCO BELTRÃO. Escola Municipal Basílio Tiecher – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Francisco Beltrão, 2021b.
FRANCISCO BELTRÃO. Escola Municipal Germano Meyer. Francisco Beltrão, 2021c.
FRANCISCO BELTRÃO. Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Francisco Beltrão, 2021d.
FRANCISCO BELTRÃO. Escola Municipal Parigot de Souza – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Francisco Beltrão, 2021e.
GADOTTI, Moacir. “Pressupostos do projeto pedagógico”. In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 28/8 a 2/9/94.
GUIMARÃES, Daniela. Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.
KRAMER, Sônia. Profissionais da educação infantil: gestão e informação. Ática, 2005.
KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade/ organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Rangel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
LINS, Claudemir Cunha. O hibridismo nas práticas docentes no Centro de Educação Infantil: entre o cuidar e o educar. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2014.
MONTENEGRO, Tereza. O cuidado e a formação moral na educação infantil. São Paulo: EDUC, 2001.
PEREIRA, Fábio Hoffmann. Campos de experiências e a BNCC: um olhar crítico. Zero-a-Seis, v. 22, n. 41, p. 73-89, 2020.
PILONETTO, Roseli de Fátima Rech. NÖRNBERG, Marta. Estruturações, desestruturações e reestruturações sobre o cuidado e educação na formação de professores. In: Santos, Franciele Soares Dos (org.) Educação, Políticas e Processos Formativos. Francisco Beltrão, PR: UNIOESTE, 2018. 220p.
SOUZA, Thaís Oliveira de. Formar e formar-se na educação infantil: políticas e práticas. João Pessoa, 2013. 135f.: il. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4723. Acesso: 25 de jul. de 2022.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Papirus Editora, 1998.
VOLTARELLI, Monique Aparecida. Aprendizagem profissional da docência: que saberes o(a) professor(a) tem para atuar em creches? São Carlos: UFSCar, 2013. 246 f. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2643. Acesso: 25 de jul. de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.