Cuidado e educação: concepções das professoras e dos projetos político-pedagógicos da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93815

Palavras-chave:

Projeto político-pedagógico, Cuidado e Educação, Educação Infantil

Resumo

Este texto apresenta um recorte da dissertação intitulada “Compreensões de Cuidado e Educação das Professoras das Turmas de Infantil 04 e 05 das Escolas Municipais de Francisco Beltrão/PR”. Temos como objetivo identificar e compreender como as concepções das professoras das turmas de Infantil 04 e 05 se relacionam com as concepções previstas nos Projetos Político-pedagógicos -PPPs das escolas. Este texto se divide em quatro (04) momentos. No primeiro apresentamos a relação histórica entre cuidado e educação na educação infantil. No segundo momento, evidenciamos as concepções de cuidado e educação presentes nos PPPs das escolas. Em seguida, discutimos como as professoras entendem o binômio e o impacto deste na sua prática pedagógica. Por fim, relacionamos as concepções de cuidado e educação dos PPPs com as compreensões das professoras. Para tanto, Kramer (2005), Guimarães (2011), Azevedo (2011) e Montenegro (2001) embasam nossas análises. Os questionários aplicados às professoras e a análise dos documentos evidenciaram as relações entre as concepções dos documentos e das professoras. Tanto nos PPPs quanto a partir das concepções das professoras, percebemos uma relação teórica. Assim sendo, o resultado das nossas análises evidenciou 04 concepções de cuidado e educação nos PPPs das instituições, e a partir das falas das professoras, 03 concepções sobre cuidado e 04 sobre educação. Esses resultados interligam-se à forma como as professoras compreendem o binômio e o processo educativo como um todo.

Biografia do Autor

Antonio Lucivan Colpani-Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2023). Atualmente é professor municipal da Prefeitura Municipal de Itapejara DOeste. Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, cuidado e educação e formação de professores.

Roseli de Fátima Rech Pilonetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL - DINTER - Doutorado Interinstitucional Unioeste/UFPel. Atualmente é Adjunta B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora do curso de Pedagogia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infâncias - GPECI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, estágio supervisionado, ensino superior e educação infantil.

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Publicado

2024-08-08