Cuidado e educação: concepções das professoras e dos projetos político-pedagógicos da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93815Palavras-chave:
Projeto político-pedagógico, Cuidado e Educação, Educação InfantilResumo
Este texto apresenta um recorte da dissertação intitulada “Compreensões de Cuidado e Educação das Professoras das Turmas de Infantil 04 e 05 das Escolas Municipais de Francisco Beltrão/PR”. Temos como objetivo identificar e compreender como as concepções das professoras das turmas de Infantil 04 e 05 se relacionam com as concepções previstas nos Projetos Político-pedagógicos -PPPs das escolas. Este texto se divide em quatro (04) momentos. No primeiro apresentamos a relação histórica entre cuidado e educação na educação infantil. No segundo momento, evidenciamos as concepções de cuidado e educação presentes nos PPPs das escolas. Em seguida, discutimos como as professoras entendem o binômio e o impacto deste na sua prática pedagógica. Por fim, relacionamos as concepções de cuidado e educação dos PPPs com as compreensões das professoras. Para tanto, Kramer (2005), Guimarães (2011), Azevedo (2011) e Montenegro (2001) embasam nossas análises. Os questionários aplicados às professoras e a análise dos documentos evidenciaram as relações entre as concepções dos documentos e das professoras. Tanto nos PPPs quanto a partir das concepções das professoras, percebemos uma relação teórica. Assim sendo, o resultado das nossas análises evidenciou 04 concepções de cuidado e educação nos PPPs das instituições, e a partir das falas das professoras, 03 concepções sobre cuidado e 04 sobre educação. Esses resultados interligam-se à forma como as professoras compreendem o binômio e o processo educativo como um todo.
Referências
AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Educação Infantil e formação de professores: para além da separação cuidar-educar. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015.
BEZERRA, Dayanna Cristine Gomes Rosa et al. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: um olhar sobre a rotina com as crianças de zero a dois anos. 2019. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10368 Acesso: 25 de jul. de 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, ICEI, 2013.
CERIZARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil?. Perspectiva, v. 17, n. 1, p. 11-22, 1999.
DICIO. Dicionário Online de Português. 2019. Disponível em: https://www.dicio.com.br/zelo/. Acesso: 25 de jul. de 2022.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, p. 288, 1987.
FRANCISCO BELTRÃO. Projeto político pedagógico. Escola Municipal 15 de Outubro – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Francisco Beltrão, 2021a.
FRANCISCO BELTRÃO. Escola Municipal Basílio Tiecher – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Francisco Beltrão, 2021b.
FRANCISCO BELTRÃO. Escola Municipal Germano Meyer. Francisco Beltrão, 2021c.
FRANCISCO BELTRÃO. Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Francisco Beltrão, 2021d.
FRANCISCO BELTRÃO. Escola Municipal Parigot de Souza – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Francisco Beltrão, 2021e.
GADOTTI, Moacir. “Pressupostos do projeto pedagógico”. In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 28/8 a 2/9/94.
GUIMARÃES, Daniela. Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.
KRAMER, Sônia. Profissionais da educação infantil: gestão e informação. Ática, 2005.
KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade/ organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Rangel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
LINS, Claudemir Cunha. O hibridismo nas práticas docentes no Centro de Educação Infantil: entre o cuidar e o educar. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2014.
MONTENEGRO, Tereza. O cuidado e a formação moral na educação infantil. São Paulo: EDUC, 2001.
PEREIRA, Fábio Hoffmann. Campos de experiências e a BNCC: um olhar crítico. Zero-a-Seis, v. 22, n. 41, p. 73-89, 2020.
PILONETTO, Roseli de Fátima Rech. NÖRNBERG, Marta. Estruturações, desestruturações e reestruturações sobre o cuidado e educação na formação de professores. In: Santos, Franciele Soares Dos (org.) Educação, Políticas e Processos Formativos. Francisco Beltrão, PR: UNIOESTE, 2018. 220p.
SOUZA, Thaís Oliveira de. Formar e formar-se na educação infantil: políticas e práticas. João Pessoa, 2013. 135f.: il. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4723. Acesso: 25 de jul. de 2022.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Papirus Editora, 1998.
VOLTARELLI, Monique Aparecida. Aprendizagem profissional da docência: que saberes o(a) professor(a) tem para atuar em creches? São Carlos: UFSCar, 2013. 246 f. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2643. Acesso: 25 de jul. de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.