A criança de zero a seis anos vítima de violência sexual: refletindo sobre o seu depoimento em juízo a partir do desenvolvimento da fala em Vygotsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95141

Palavras-chave:

Primeira Infância, Violência Sexual Infantil, Depoimento Especial, Zero a Seis Anos

Resumo

Propõe-se neste artigo refletir sobre os aspectos do depoimento em juízo de crianças de zero a seis anos, vítimas de violência sexual, a partir do desenvolvimento da fala em Vygotsky. Baseia-se em dados epidemiológicos, artigos sobre a incidência do abuso sexual e na legislação vigente. Argumenta-se sobre a necessidade da proteção e da não revitimização infantil e defende-se que a primeira infância não deve ser pensada em bloco, pois, por volta dos três anos, há uma transformação qualitativa no processo de desenvolvimento da fala e nos processos psicológicos superiores. Os estudos mostram a predominância de que a violência sexual na primeira infância ocorre dentro de casa, cujo perpetrador, pode ser um ente querido da vítima. Por isso, seu relato deve ser compreendido nas dimensões concretas e subjetivas, evitando-se a sua revitimização. Considera-se que este tema tem profunda relevância para professores e professoras, pois, eles, muitas vezes, recebem o relato espontâneo da criança, ou têm a possibilidade de perceberem no seu corpo situações de violência.

Biografia do Autor

Maristela Sobral Cortinhas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Psicóloga; Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Especialista em Educação Inclusiva pela PUC-PR; Especialista em Psicologia Jurídica e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1988). Complementou a graduação em Psicologia cursando, durante dois anos, disciplinas no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no Tribunal de Justiça do Paraná como Psicóloga Judiciária em um Juizado de Violência Doméstica e Familiar e Vara de Crimes Contra Crianças, Adolescentes e Idosos.

Maria Sara de Lima Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2016) como Bolsista CAPES, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professora do Departamento de Estudos Sociais (DAESO) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade – PPGTE.

Referências

AMENDOLA, Márcia Ferreira. Crianças no Labirinto das Acusações: falsas alegações de abuso sexual. Curitiba: Juruá, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIPROFISSIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E À ADOLESCÊNCIA. Abuso Sexual. Guia para orientação para profissionais da Saúde. Rio de Janeiro: Autores e Agentes Associados, 1997.

AZAMBUJA, Maria Regina Fay de.; FERREIRA, Maria Helena Mariante. (Org.). Violência sexual contra crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BENIA, Luis Roberto. A entrevista de crianças com suspeita de abuso sexual. Estud. psicol. (Campinas) [online], 32(1), 27-35, 2015. doi: 10.1590/0103-166X2015000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/BPcHGptyYXW7grM4V8Tynsq/# Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Lei Federal n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre a Proteção Integral da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Lei Federal n. 13.257, de 08 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, a Lei no 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei no 12.662, de 5 de junho de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13257.htm. Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Lei Federal n. 13.431, 4 de abril de 2017. Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13431.htm. Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Lei Federal n. 9.603, 10 de dezembro de 2018. Regulamenta a Lei nº 13.413, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos de criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9603.htm. Acesso em: 09 jun. 2023.

CEZAR, José Antônio Daltoé. Depoimento sem Dano: uma alternativa para inquirir crianças e adolescentes nos processos judiciais. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2007.

CEZAR, José Antônio Daltoé. Depoimento sem Dano / Depoimento Especial: treze anos de uma prática judicial. In: POTTER, L.; HOFFMEISTER, M. V. (Org.). Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes: quando a multidisciplinariedade aproxima os olhares. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2016, p. 17-37.

CORTINHAS, Maristela Sobral; DIAS, Maria Sara de Lima. O Perfil da Vítima de Estupro no Brasil e a Formação da Subjetividade. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 81-100, jul. 2023. ISSN 2447-1798. Disponível em: https://psico.fae.emnuvens.com.br/psico/article/view/416/336. Acesso em: 23 jun. 2024.

FURNISS, Tilman. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 1993.

GOODMAN, Gail Crianças vítimas no sistema judiciário: como garantir a precisão do testemunho e evitar a revitimização. In: SANTOS, Benedito Rodrigues dos.; GONÇALVES, Itamar Batista. (Org.). Depoimento Sem Medo (?). Culturas e Práticas Não-Revitimizantes: uma cartografia das experiências de tomada de depoimento especial de crianças e adolescentes. Brasília-DF: Presidência da República, Secretaria Especial de Direitos Humanos; São Paulo: Childhood Brasil (Instituto WCF – Brasil), 2008, p. 21-31.

GONZÁLEZ REY, Luis Fernando. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

GONZÁLEZ REY, Luis Fernando. A epistemologia qualitativa vinte anos depois. In: GONZÁLEX REY, Luis Fernando; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns; PUENTES, Roberto Valdéz. Epistemologia qualitativa e teoria da subjetividade: discussões sobre educação e saúde. EDUFU, 2019, p. 21-46.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LEONTIEV, Alex. O Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Análise epidemiológica da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, 2011 a 2017. Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde, 49 (27), 1-17, 2018. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/07/2018-024.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.

NEUFWLD, Carmem Beatriz; BRUST, Priscila Goergen; STEIN, Lilian Milnitsky. Compreendendo o Fenômeno das Falsas Memórias. In: STEIN, Lilian Milnitsky (org.). Falsas memórias: fundamentos científicos e suas aplicações clínicas e jurídicas. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 21-41.

ORGANIZACÍON PANAMERICANA DE LA SALUD (OPS). Compreender y abordar la violencia contra las mujeres: violência sexual. Washington, DC: OPS, 2013. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/98821/1/WHO_RHR_12.37_spa.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.

PFEIFFER, Luci; SALVAGNI, Edila Pizzato. Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência. Jornal de Pediatria, 81(Supl. 5), 2005, p. 197-204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/xSpbpyzxKKqQWDBm3Nr6H6s/

RIBEIRO, Marília Lobão; ALVES JÚNIOR, Reginaldo Torres; MACIEL, Sérgio Bitencourt. Procedimentos éticos e protocolares na entrevista com crianças e adolescentes. In: SANTOS, Benedito Rodrigues dos; GONÇALVES, Itamar Batista; VASCONCELOS, Maria Gorete; BARBIERI, Paola Barreiros; VIANA, Vanessa Nascimento. (Org.). Escuta de crianças e adolescentes em situação de violência sexual: aspectos teóricos e metodológicos. Brasília, DF: Childhood, Unicef, 2014, p. 285-289.

ROVINSKI, Sônia Liane Reichert. Fundamentos da Perícia Psicológica Forense. São Paulo: Vetor, 2013.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. São Paulo: Expressão Popular; Fundação Perceu Abramo, 2015.

SANDERSON, Christiane. Abuso sexual em crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.

SANTOS, Benedito Rodrigues; COSTA, Liana Fortunato; FALEIROS, Vicente de Paula. Depoimento especial: relação entre implicações psicossociais e jurídicas. In: POTTER, Luciane; HOFFMEISTER, Marleci (Org.). Depoimento especial de crianças e adolescentes: quando a multidisciplinariedade aproxima os olhares. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2016, p. 39-56.

STEIN, Lilian Milnitsky. (org.) Falsas memórias: fundamentos científicos e suas aplicações clínicas e jurídicas. Porto Alegre: Artmed, 2010.

TEODORO, Cristina. Violência sexual na infância: gênero, raça e classe em perspectiva interseccional. Zero-a-Seis, 24(n. spe.),2022, 1582-1598. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/87381. Acesso em: 09 jun. 2023.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos da Crianças. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf Acesso em: 09 jun. 2023.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WELTER, Carmen Lisbôa Weingärtner; FEIX, Leandro da Fonte. Falsas memórias, sugestionabilidade e testemunho infantil. In: STEIN, Lilian Milnitsky (org.) Falsas memórias: fundamentos científicos e suas aplicações clínicas e jurídicas. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 157-185.

ZAVASCHI, Maria Lucrécia Scherer; ESTRELLA, Cláudia; DRIEMEIER, Fernanda Munhoz; JARDIM, Fernanda Caldas. A Avaliação da Criança Vítima de Violência Sexual. In: AZAMBUJA, Maria Regina Fay de; FERREIRA, Maria Helena Mariante (Org.). Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 136-149.

Publicado

2024-12-18