The Child Between Zero and Six Years old Victim of Sexual violence: a reflection on their testimony in court based on Vygotsky’s speech development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95141

Keywords:

Early Childhood, Child Sexual Violence, Special Testimony, Zero to Six Years old

Abstract

The purpose of this article is to reflect on the aspects of court testimony of children from zero to six years old, victims of sexual violence, based on Vygotsky's development of speech. It is based on epidemiological data, articles on the incidence of sexual abuse and on the current legislation. It is discussed the need to protect and not revictimise children. It is argued that early childhood should not be thought of as a block, because at around the age of three there is a qualitative transformation in the process of speech development and in higher psychological processes. The studies show that sexual violence in early childhood predominantly occurs within the household, and that the perpetrator may be a dear relative of the victim. Therefore, his report should be understood in its concrete and subjective dimensions, avoiding its revictimization. This theme is considered to be of great relevance for teachers, as they often receive spontaneous reports from children, or have the possibility to perceive situations of violence in their bodies.

Author Biographies

Maristela Sobral Cortinhas, Federal University of Technology of Paraná

Psicóloga; Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Especialista em Educação Inclusiva pela PUC-PR; Especialista em Psicologia Jurídica e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1988). Complementou a graduação em Psicologia cursando, durante dois anos, disciplinas no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no Tribunal de Justiça do Paraná como Psicóloga Judiciária em um Juizado de Violência Doméstica e Familiar e Vara de Crimes Contra Crianças, Adolescentes e Idosos.

Maria Sara de Lima Dias, Federal University of Technology of Paraná

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2016) como Bolsista CAPES, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professora do Departamento de Estudos Sociais (DAESO) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade – PPGTE.

References

AMENDOLA, Márcia Ferreira. Crianças no Labirinto das Acusações: falsas alegações de abuso sexual. Curitiba: Juruá, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIPROFISSIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E À ADOLESCÊNCIA. Abuso Sexual. Guia para orientação para profissionais da Saúde. Rio de Janeiro: Autores e Agentes Associados, 1997.

AZAMBUJA, Maria Regina Fay de.; FERREIRA, Maria Helena Mariante. (Org.). Violência sexual contra crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BENIA, Luis Roberto. A entrevista de crianças com suspeita de abuso sexual. Estud. psicol. (Campinas) [online], 32(1), 27-35, 2015. doi: 10.1590/0103-166X2015000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/BPcHGptyYXW7grM4V8Tynsq/# Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Lei Federal n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre a Proteção Integral da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Lei Federal n. 13.257, de 08 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, a Lei no 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei no 12.662, de 5 de junho de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13257.htm. Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Lei Federal n. 13.431, 4 de abril de 2017. Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13431.htm. Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Lei Federal n. 9.603, 10 de dezembro de 2018. Regulamenta a Lei nº 13.413, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos de criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9603.htm. Acesso em: 09 jun. 2023.

CEZAR, José Antônio Daltoé. Depoimento sem Dano: uma alternativa para inquirir crianças e adolescentes nos processos judiciais. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2007.

CEZAR, José Antônio Daltoé. Depoimento sem Dano / Depoimento Especial: treze anos de uma prática judicial. In: POTTER, L.; HOFFMEISTER, M. V. (Org.). Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes: quando a multidisciplinariedade aproxima os olhares. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2016, p. 17-37.

CORTINHAS, Maristela Sobral; DIAS, Maria Sara de Lima. O Perfil da Vítima de Estupro no Brasil e a Formação da Subjetividade. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 81-100, jul. 2023. ISSN 2447-1798. Disponível em: https://psico.fae.emnuvens.com.br/psico/article/view/416/336. Acesso em: 23 jun. 2024.

FURNISS, Tilman. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 1993.

GOODMAN, Gail Crianças vítimas no sistema judiciário: como garantir a precisão do testemunho e evitar a revitimização. In: SANTOS, Benedito Rodrigues dos.; GONÇALVES, Itamar Batista. (Org.). Depoimento Sem Medo (?). Culturas e Práticas Não-Revitimizantes: uma cartografia das experiências de tomada de depoimento especial de crianças e adolescentes. Brasília-DF: Presidência da República, Secretaria Especial de Direitos Humanos; São Paulo: Childhood Brasil (Instituto WCF – Brasil), 2008, p. 21-31.

GONZÁLEZ REY, Luis Fernando. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

GONZÁLEZ REY, Luis Fernando. A epistemologia qualitativa vinte anos depois. In: GONZÁLEX REY, Luis Fernando; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns; PUENTES, Roberto Valdéz. Epistemologia qualitativa e teoria da subjetividade: discussões sobre educação e saúde. EDUFU, 2019, p. 21-46.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LEONTIEV, Alex. O Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Análise epidemiológica da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, 2011 a 2017. Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde, 49 (27), 1-17, 2018. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/07/2018-024.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.

NEUFWLD, Carmem Beatriz; BRUST, Priscila Goergen; STEIN, Lilian Milnitsky. Compreendendo o Fenômeno das Falsas Memórias. In: STEIN, Lilian Milnitsky (org.). Falsas memórias: fundamentos científicos e suas aplicações clínicas e jurídicas. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 21-41.

ORGANIZACÍON PANAMERICANA DE LA SALUD (OPS). Compreender y abordar la violencia contra las mujeres: violência sexual. Washington, DC: OPS, 2013. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/98821/1/WHO_RHR_12.37_spa.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.

PFEIFFER, Luci; SALVAGNI, Edila Pizzato. Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência. Jornal de Pediatria, 81(Supl. 5), 2005, p. 197-204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/xSpbpyzxKKqQWDBm3Nr6H6s/

RIBEIRO, Marília Lobão; ALVES JÚNIOR, Reginaldo Torres; MACIEL, Sérgio Bitencourt. Procedimentos éticos e protocolares na entrevista com crianças e adolescentes. In: SANTOS, Benedito Rodrigues dos; GONÇALVES, Itamar Batista; VASCONCELOS, Maria Gorete; BARBIERI, Paola Barreiros; VIANA, Vanessa Nascimento. (Org.). Escuta de crianças e adolescentes em situação de violência sexual: aspectos teóricos e metodológicos. Brasília, DF: Childhood, Unicef, 2014, p. 285-289.

ROVINSKI, Sônia Liane Reichert. Fundamentos da Perícia Psicológica Forense. São Paulo: Vetor, 2013.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. São Paulo: Expressão Popular; Fundação Perceu Abramo, 2015.

SANDERSON, Christiane. Abuso sexual em crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.

SANTOS, Benedito Rodrigues; COSTA, Liana Fortunato; FALEIROS, Vicente de Paula. Depoimento especial: relação entre implicações psicossociais e jurídicas. In: POTTER, Luciane; HOFFMEISTER, Marleci (Org.). Depoimento especial de crianças e adolescentes: quando a multidisciplinariedade aproxima os olhares. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2016, p. 39-56.

STEIN, Lilian Milnitsky. (org.) Falsas memórias: fundamentos científicos e suas aplicações clínicas e jurídicas. Porto Alegre: Artmed, 2010.

TEODORO, Cristina. Violência sexual na infância: gênero, raça e classe em perspectiva interseccional. Zero-a-Seis, 24(n. spe.),2022, 1582-1598. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/87381. Acesso em: 09 jun. 2023.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos da Crianças. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf Acesso em: 09 jun. 2023.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WELTER, Carmen Lisbôa Weingärtner; FEIX, Leandro da Fonte. Falsas memórias, sugestionabilidade e testemunho infantil. In: STEIN, Lilian Milnitsky (org.) Falsas memórias: fundamentos científicos e suas aplicações clínicas e jurídicas. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 157-185.

ZAVASCHI, Maria Lucrécia Scherer; ESTRELLA, Cláudia; DRIEMEIER, Fernanda Munhoz; JARDIM, Fernanda Caldas. A Avaliação da Criança Vítima de Violência Sexual. In: AZAMBUJA, Maria Regina Fay de; FERREIRA, Maria Helena Mariante (Org.). Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 136-149.

Published

2024-12-18