Pensando a Primeira Infância a partir do Campo e do Hábito: abordagens e pontos de encontro para a problematização da participação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95155

Palavras-chave:

Primeira infância, Habitus, Campo, Participação infantil

Resumo

Este artigo de reflexão teórica surge de uma tese de doutorado em andamento e visa explicar as possibilidades que as noções de campo e habitus de Bourdieu podem ter como uma caixa de ferramentas teóricas para analisar a Primeira Infância, estabelecendo pontos de ancoragem da referida teoria e fornecendo contribuições aos estudos da infância para problematizar a participação infantil, que, como cenário do poder neoliberal, busca estruturar sujeitos autorregulados e obedientes. Para isso, inicialmente inicia-se com uma breve introdução sobre a primeira infância e a utilidade que essas conceituações podem ter para a análise, em seguida estabelecem-se os aspectos centrais do campus e do habitus, para finalizar com a problematização da participação a partir dessas arestas e uma breve discussão.

Biografia do Autor

Sandra Milena Robayo-Noreña, Universidad de Santander

Trabajadora Social, Administradora de Empresas. Magíster en Educación y Desarrollo Humano. Estudiante del Doctorado en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud. Universidad de Manizales en convenio con CINDE, línea de investigación en Infancias y Familias en la Cultura. Docente investigadora.

Adriana Arroyo-Ortega, Universidad de Antioquia

Docente investigadora -Coordinadora Maestría en Educación y Derechos Humanos. Facultad de Ciencias Sociales. Envigado, Colombia 

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Publicado

2024-08-08