Conto de fadas em (re)construção: veredas decoloniais e polissêmicas na literatura infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95691

Palavras-chave:

Pedagogia, Literatura, Decolonialidade, Polissemia discursiva

Resumo

Este artigo apresenta, como corpora de análise, o conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”, dos Irmãos Grimm, e sua adaptação, intitulada “Chapeuzinho Vermelho e o Boto-Cor-de-Rosa”, de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, com ilustrações de Walter Lara. O objetivo geral é analisar a ressignificação narrativa da obra adaptada a partir das concepções de decolonialidade e polissemia discursiva. Como aportes teóricos, conta-se, especialmente, com estudos direcionados à Decolonialidade e à Análise de Discurso francesa. A partir da análise realizada, constatou-se que há traços que permitem identificar relações entre a versão clássica e a obra brasileira adaptada, assim como há alguns distanciamentos em decorrência de elementos que são excluídos ou acrescentados na narrativa, vinculados a movimentos decoloniais e polissêmicos, visando a novas possibilidades de protagonismo, potência e identificação por meio da literatura infantil.

Biografia do Autor

Juliene Marques, Instituto Federal Catarinense

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC, Campus Blumenau), onde atua no Ensino Médio Integrado, na Educação de Jovens e Adultos e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Mestra em Ciências da Linguagem (Unisul). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Capivari (Fucap) e em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Única de Ipatinga (Única). Graduada em Licenciatura em Letras: Português e Espanhol (Unisul) e em Pedagogia (Uninter).Coordenadora do projeto de ensino, pesquisa e extensão "Tecituras do Amanhã: produção e adequação textual direcionadas ao ENEM". j

Nadine de Andrade, Prefeitura Municipal de de Blumenau

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense. Professora efetiva da Educação Infantil na Prefeitura de Blumenau.

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Publicado

2024-08-08