Considerações sobre docência no Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e101062

Palabras clave:

Educação Infantil, Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, Formação continuada, Método materialista dialético, Teoria Histórico-Cultural

Resumen

Este artigo faz uma análise crítica, no que tange à docência, do conteúdo do - Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil - curso de formação continuada de professores com abrangência nacional, no ano de 2024. A análise do material se estabeleceu por meio da pesquisa teórica e do método materialista dialético e se compõe de pontos e de contrapontos entre o que se propõe no projeto supracitado tanto para o fazer docente quanto para a formação literária do professor de crianças, desde bebês, e as considerações da Teoria Histórico-Cultural a respeito de tais aspectos. Após o percurso metodológico da investigação, verificou-se que o material formativo analisado traz elementos acerca da docência infantil que vão ao encontro dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, ao considerar a importância da oferta e da sofisticação da cultura na formação infantil, apesar de tal proposta se vincular à pedagogia do aprender a aprender, que se distingue dos ideários dos estudiosos da escola de Vigotski.

Biografía del autor/a

Érika Christina Kohle, Fundação Carlos Chagas

Pesquisadora vinculada ao Programa de Estágio de Pós-Doutorado da Fundação Carlos Chagas na linha de pesquisa - Educação e Infância: políticas e práticas. Diretora de Escola de Educação Infantil do Município de Marília, professora da Educação Básica II, Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília-2022), (Marília-2016), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília -2014), licenciada em Letras PORTUGUÊS/ALEMÃO pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis- 2002) e em Letras PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012). Participa desde 2011 do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, desde 2015 do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e desde 2019 do Grupo de Pesquisa Especificidades da Docência na Educação Infantil, todos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.

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Publicado

2025-07-07