As recomendações da União Europeia para a qualidade da Educação Infantil

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104830

Schlagworte:

Qualidade da educação, Qualidade da Educação Infantil, Creche, Pré-escola , União Europeia

Abstract

Este artigo tem o objetivo de analisar as recomendações da União Europeia para a qualidade da Early childhood education and care (ECEC) – Educação e cuidado na primeira infância –, a partir de análise documental e revisão bibliográfica. A reflexão tem como base as cinco dimensões para a qualidade aprovadas pelo Conselho Europeu: acesso; pessoal; currículo; monitoramento e avaliação; e governança e financiamento. Também são apresentados dados educacionais dos países membros do bloco. Conclui-se que, apesar das diferenças estruturais dos sistemas de ensino dos países da União Europeia, as recomendações são importantes referências que podem impulsionar a implementação da educação com qualidade para a criança pequena e ajudar nas reflexões brasileiras sobre as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil.

Autor/innen-Biografie

Maria Aparecida Antero Correia, Universidade Federal de Rondônia

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Pedagogia também pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi tutora do cursos EAD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e da Universidade Federal do ABC (UFABC). Se dedica às pesquisas de políticas públicas com foco no financiamento da educação. Pesquisadora da infância e Educação Infantil, além de contribuir na área dos Direitos Humanos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais. Foi bolsista Capes do Programa de Internacionalização (CAPES-PRINT) em Doutorado Sanduíche na Universidade de Verona, Itália no período d de 2019 a 2020. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UNIR) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) - Doutorado em Rede.

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Veröffentlicht

2025-11-03

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios