As recomendações da União Europeia para a qualidade da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104830Palabras clave:
Qualidade da educação, Qualidade da Educação Infantil, Creche, Pré-escola , União EuropeiaResumen
Este artigo tem o objetivo de analisar as recomendações da União Europeia para a qualidade da Early childhood education and care (ECEC) – Educação e cuidado na primeira infância –, a partir de análise documental e revisão bibliográfica. A reflexão tem como base as cinco dimensões para a qualidade aprovadas pelo Conselho Europeu: acesso; pessoal; currículo; monitoramento e avaliação; e governança e financiamento. Também são apresentados dados educacionais dos países membros do bloco. Conclui-se que, apesar das diferenças estruturais dos sistemas de ensino dos países da União Europeia, as recomendações são importantes referências que podem impulsionar a implementação da educação com qualidade para a criança pequena e ajudar nas reflexões brasileiras sobre as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil.
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