Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil: projetos em disputa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104840Palabras clave:
Educação Infantil, Parâmetros de Qualidade, Políticas públicasResumen
O presente artigo analisa os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade da Educação Infantil (PNQEEI), publicados pelo Ministério da Educação no mês de novembro de 2024, e elaborados pelo Conselho Nacional de Educação. A análise se faz cotejando documentos que orientam e definem as políticas para a Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (DCNEI), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/96) e outros documentos. Discute como os PNQEEI se inscreve na mesma perspectiva do RCNEI e da BNCC, se pondo em conflito com as DCNEI, em especial no que se refere aos eixos norteadores (brincadeiras e interações), à importância das múltiplas linguagens e à defesa da docência como função no trabalho junto às crianças. O estudo evidencia ainda a forte influência sobre os PQNEEI de concepções de educação de/para o capital.
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