Nutrir a qualidade em educação de infância na/com a natureza: uma conversa em tom menor com uma comunidade de práticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104931Palavras-chave:
Educação de infância, Mundo mais que humano, Desenvolvimento profissionalResumo
As preocupações com a qualidade em educação tendem a revelar o peso inexorável das ciências do maior, do quantificável, do estabelecido, do dominante. Procuram-se sistemas de monitorização e mensuração de ambientes educativos, práticas pedagógicas e aprendizagens das crianças, em que os dados gerados são comparados e hierarquizados, produzindo políticas e pedagogias maiores. Nesta entrevista em grupo focal, adentra-se o percurso de uma comunidade de práticas composta por educadoras de infância, professoras e investigadoras do ensino superior, que há cerca de quatro anos se tem aventurado em espaços de natureza e cultura, mais e menos urbanos, com crianças dos 0 aos 6 anos, na zona sul de Portugal. Ao longo da conversa, serão contadas histórias de formação que, alicerçadas nos princípios do isomorfismo pedagógico, promovem outras relações das crianças com o mundo. Repensa-se assim, em movimento, a qualidade da educação de infância em tom menor, um tom que “mina” o dominante pela invenção de modos de devir com.
Referências
DESPRET, Vinciane; STENGERS, Isabelle e HARAWAY, Donna (2019). La tentation de l'innocence. Conversation avec Isabelle Stengers et Donna Haraway (conduzida por Despret). In: CAEYMAEX, F.; DESPRET, V. e PIERON, J. (orgs.) Habiter le Trouble avec Donna Haraway. Paris: Éditions Dehors, 2019. p. 321-353.
GONÇALVES, Andreia; GOMES, Elisabete X.; FOLQUE, Maria Assunção; MENDES, Maria do Carmos, REIS, Marta; ALMEIDA, Tiago e KENE, Vanessa. Nós no mundo: o projecto OutGoing - criança, natureza e cultura em relação no interior do MEM. Escola Moderna: Revista do Movimento da Escola Moderna, Lisboa, n.º 11, 2023, p. 21-29.
HARAWAY, Donna. When Species Meet. Minnesota: University of Minnesota Press, 2008.
HARAWAY, Donna. Manifeste des Espèces Compagnes. Paris: Ed. Climats, 2018.
HARAWAY, Donna. Vivre avec le Trouble. Vaulx-en-Velin: Éditions des mondes à faire, 2020.
HARAWAY, Donna; PORTE, Xavier de la. Récits pour notre temps - Donna Haraway. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 2004.
INGOLD, Tim. Antropologia e/como educação. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2020.
LATOUR, Bruno. Seven Objections Against Landing on Earth. General Introduction. In LATOUR, Bruno.; WEIBEL, Peter. Critical Zones. The Science and Politics of Landing on Earth. Boston: MIT Press, 2020. p. 1-8.
LEVY-LEBLOND, Jean-Marie. Aux contraires: L'exercice de la pensée et la pratique de la science. Paris: Gallimard, 1996.
MORIZOT, Baptiste. Manières d'être vivant - enquêtes sur la vie à travers nous. Arles, Actes Sud, 2020.
PIRES, Flávia Ferreira; SANTOS, Patrícia Oliveira Santana dos. O uso de grupos focais na pesquisa etnográfica com crianças. Zero-a-Seis, v. 1, nº 40, 2019, p. 318-342.
POWERS, Robert. Assombro. Lisboa, Editorial Presença, 2022.
RASTEIRO, Ana; FOLQUE, Maria Assunção; VALENTE, Mariana; GOMES, Elisabete X.; SIMÕES, Ana; ILHÉU, Maria; PIRES; Ana Luísa; ALMEIDA, Tiago e ARESTA, Fátima. Do Projeto Outgoing - repensar modos de relação com o mundo. Infância na Europa Hoje, Lisboa, n.º 5, 2023, p. 9-14.
SERRES, Michel. Le Tiers-Instruit. Paris, François Bourin, 1991.
TSING, Anna. Arts of Inclusion, or How to Love a Mushroom. Manoa, Haway, v. 22, n.º 2, p. 191-203, Winter, 2010. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41479491
TSING, Anna. La champignon de la fin du monde. Sur les possibilités de vivre dans les ruines du capitalisme. Paris, La Découverte, 2017.
VALENTE, Mariana; ILHÉU, Maria. Romances com a Terra: diálogos sobre educação. Lisboa, Caleidoscópio_Educação e Artes Gráficas, 2021. Disponível em: doi:https://doi.org/10.30618/9789896587130
WOODHEAD, Martin. In search of the rainbow: Pathways to quality in large-scale programmes for young disadvantaged children. Hague: Bernard van Leer Foundation, 1996.
ZABALZA, Miguel. Criterios de calidade en la educacion infantil - conferência. Congresso de Madrid, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elisabete Xavier Gomes, Maria Assunção Folque, Mariana Valente, Vanessa Santos Kene

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
