Formação continuada nos parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil: tensões e perspectivas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104980

Schlagworte:

Educação infantil, Qualidade, Quadros funcionais , Formação continuada

Abstract

No contexto de aprovação das Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, este artigo analisa o texto dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, com o objetivo de evidenciar como a formação continuada se articula à qualidade nessa etapa educacional. Orientado por uma abordagem qualitativa e ancorado em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, o estudo desenvolve procedimentos de análise documental em interlocução com outras normativas vigentes e com pesquisas nacionais e internacionais. As análises assinalam que, em meio a disputas de concepções e de interesses, os enunciados do documento examinado reafirmam algumas das conquistas do campo da educação infantil. Em relação à formação continuada, sinalizam a necessidade de fortalecimento das lutas, de modo a disputar as políticas públicas vinculadas à materialização das premissas desse documento normativo.

Autor/innen-Biografien

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Secretaria da Educação

Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes), na linha de Docência, Currículo e Processos Culturais e Mestra em educação pelo mesmo Programa. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae). Vice coordenadora Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), biênio 2023-2025. Pedagoga na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação (UFF), mestrado em Educação e Licenciatura Plena em Pedagogia (Ufes), coordenadora do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae/Ufes), coordenadora do GT07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos) da Anped (Gestão 2016-2019) e professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação (Ufes). Bolsista Pesquisador Capixaba (Edital Fapes n.º 22/2023: projeto 2024-2027) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

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Veröffentlicht

2025-10-31

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios