Between advances, setbacks and erasures: the Pedagogical Proposal for Early Childhood Education, the Countryside, Water and Forests in the PNQEI

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105632

Keywords:

Early Childhood Education, Pedagogical Proposal, Decoloniality

Abstract

This article investigates the extent to which the National Quality Parameters for Early Childhood Education (PNQEI) incorporate territorial knowledge and practices into the pedagogical proposal. We argue that, under a universalizing logic, public policies tend to exclude community and ancestral knowledge; in a policy focused on quality, such exclusion implies considering this knowledge and practices as lacking quality. We analyze the three versions of the PNQEI (2006, 2018, and 2024) in light of pluriversality and the concept of the child as body-territory. The documents reveal a movement that ranges from the decorative presence of this knowledge to its erasure, with progress evident in the 2024 version, albeit still constrained by a regulatory context that limits advancement.

Author Biographies

Suzana Marcolino, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2002), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília) em 2013, com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Évora, em Portugal. Entre 2014 e 2015, realizou pesquisa de pós-doutorado com financiamento do Programa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Posteriormente, entre 2021 e 2022, concluiu um segundo estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a pesquisa "O cuidado em comunidades de pesca: reflexões sobre e para a Educação Infantil". Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió no período de 2019 a 2021 e membro do comitê gestor do Fórum Alagoano de Educação Infantil (FADEDI). Atualmente, é professora do setor de Educação Infantil do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPECI/UFAL), Centro de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Infância (CRIEI/UFSCar) e NUPEC/UFPB. Seus interesses de pesquisa estão concentrados na prática pedagógica e nas políticas para a Educação Infantil.

Cintia Mota Cardeal, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), mestrado e doutorado em Educação Física pela UCB. É professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, lotada no Centro de Formação de Professores (CFP) - Amargosa. É membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAMA-UFRB) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC-UFPB). É vice-coordenadora do Programa Permanente de Extensão Universitária Centro de Artes de Amargosa: Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade - CAsA do DUCA. Foi coordenadora da Pós-Graduação lato sensu em Educação e interdisciplinaridade, Gestora de Pós-Graduação no CFP, Membro da Comissão de Ética da UFRB e Gestora de Extensão do CFP-UFRB. Dedica-se atualmente aos estudos e pesquisas das infâncias nos aspectos das políticas educacionais, sociologia da infância, direito à educação, desenvolvimento infantil e educação inclusiva.

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Published

2025-10-31

Issue

Section

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios