Exploradoras/es no jardim secreto da pré-escola: crianças, formigas, mariposas e plantas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105884

Schlagworte:

Relato de experiência, Escola da infância, Crianças, Jardim secreto, Educação em Ciências

Abstract

O presente texto busca relatar uma experiência de exploração da natureza com crianças da pré-escola no jardim da instituição de Educação Infantil - Exploradores no jardim secreto da pré-escola: formigas, mariposas e muitas plantas. Realizamos incursões teóricas mediadas por um exercício de metamemória que resgata um contexto de exploração pela/na natureza, desenvolvido com crianças de 05 anos em Goiânia-Goiás, Brasil, em 2022, tendo como pressupostos as premissas do campo da Educação Infantil e da Educação em Ciências. Ao fomentar explorações em um jardim, brincando com uma “lupa de cientista”, as crianças reconheceram animais e plantas, dialogaram sobre a vida e a morte, constituindo, assim, conhecimento vivo e ativo para ler o mundo.

Autor/innen-Biografie

José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia (Unip) e Ciências Biológicas - Licenciatura (UEG); especialização em Formação em Educação a Distância (Unip); mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFG), doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFG) e estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFF). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação (Área: Ciências Naturais) da Universidade Federal de Goiás, atuando no curso de Pedagogia. É membro dos seguintes grupos: Núcleo de Formação de Professores da FE/UFG; Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (Redecentro-UFG) e Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte (UFF). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4, nessa última é membro do conselho deliberativo da Regional 4 (Gestão 2023-2025). É integrante da Gestão Colegiada do Fórum de Licenciatura da UFG (Gestão 2023-2025/ 2025-2027). É coordenador do Ateliê Pedagógico da FE/UFG (NUFOP/UFG) e da Área de Ciências Naturais da FE/UFG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisas sobre pesquisas, Formação de professores-professoras, Ensino de Ciências e Biologia; Educação Infantil e Literatura Infantil.

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Veröffentlicht

2025-09-17