Exploradoras/es no jardim secreto da pré-escola: crianças, formigas, mariposas e plantas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105884Palavras-chave:
Relato de experiência, Escola da infância, Crianças, Jardim secreto, Educação em CiênciasResumo
O presente texto busca relatar uma experiência de exploração da natureza com crianças da pré-escola no jardim da instituição de Educação Infantil - Exploradores no jardim secreto da pré-escola: formigas, mariposas e muitas plantas. Realizamos incursões teóricas mediadas por um exercício de metamemória que resgata um contexto de exploração pela/na natureza, desenvolvido com crianças de 05 anos em Goiânia-Goiás, Brasil, em 2022, tendo como pressupostos as premissas do campo da Educação Infantil e da Educação em Ciências. Ao fomentar explorações em um jardim, brincando com uma “lupa de cientista”, as crianças reconheceram animais e plantas, dialogaram sobre a vida e a morte, constituindo, assim, conhecimento vivo e ativo para ler o mundo.
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