Participação social de crianças em brincadeiras: aproximações às culturas da infância na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p51

Resumo

O presente estudo focaliza a participação social de crianças no contexto da educação infantil, analisando as formas utilizadas pela criança para ingressar e permanecer numa brincadeira coletiva em curso, organizada por parceiros de idade. Inicialmente procura-se problematizar a noção de culturas da infância construída no campo dos estudos da sociologia da infância e situar as aproximações teóricas relativas à brincadeira em uma perspectiva social e cultural focalizando as relações entre o brincar e as culturas da infância. Em seguida, busca-se expor as configurações metodológicas da investigação. Os dados foram produzidos a partir dos aportes da Sociologia da Infância, numa perspectiva de pesquisa etnográfica, realizada com vinte e cinco crianças de ambos os sexos, com três anos. Os resultados indicam que as formações de grupos de brincadeiras foram regidas por estratégias que utilizaram a amizade como principal forma de acesso e permanência nas situações organizadas pelos pares que brincavam.

Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação na Linha de Formação de Educadores pela Universidade Federal de Sergipe (2020), com Estágio Científico Avançado de Doutoramento Sanduíche em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em Educação na linha de Formação de Educadores pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Especialista em Gestão Educacional (2011). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Pedagoga do Instituto Federal de Sergipe (IFS), atuando na Pró-reitoria de Ensino. Tem experiência de pesquisa com crianças bem pequenas alicerçada nos Estudos sociais da infância. Tem publicado especificamente no campo da Sociologia da Infância, Pedagogia da Infância e Formação de professores. Possui experiência no Assessoramento Pedagógico na Educação Básica, além de desenvolver trabalhos de consultoria. É Integrante do grupo de pesquisa Relicário (Redes de leituras inscritas: cultura letrada, apropriações, representações e operações do ato de ler) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Grupo de pesquisa Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (IFS). 

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada da área de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Educação (DED) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da referida instituição. Licenciada em Pedagogia e Fonoaudiologia, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CE), com estudos vinculados à Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. Realiza pesquisas com bebês e crianças bem pequenas, balizadas, principalmente, em Estudos da Infância, Currículo e Formação de Professores para a Educação Infantil. Em 2018, concluiu estudos de Pós-Doutoramento sobre a docência com bebês e suas interfaces com a formação profissional docente. Tem experiência em pesquisas sobre Desenvolvimento da criança em práticas de cuidado e educação na creche, Infâncias, Formação de Professores, Escuta de narrativas de crianças em contextos de creche e pré-escola, Práticas de leitura literária com bebês, Interações entre crianças e entre crianças e professores/as, Didática e Currículo na/da Educação Infantil.

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Publicado

2019-03-27