Ser professora de bebês: uma profissão marcada pela sutileza
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da educação de bebês em espaços coletivos, tomando como base uma pesquisa realizada em uma creche do município de Florianópolis/SC. Partindo da análise do material coletado neste berçário pude perceber que o trabalho pedagógico realizado com meninas e meninos pequenos está marcado pela sutileza das ações presentes nas relações entre professoras e crianças, que muitas vezes não são percebidas dentro da rotina diária, mas que são determinantes na caracterização dessa profissão. Esta sutileza está imbuída de uma complexidade que implica na percepção de cada uma das crianças, tendo como pano de fundo o papel da educação e das docentes para a humanização desses pequenos seres humanos.Downloads
Veröffentlicht
2004-01-01
Ausgabe
Rubrik
Artigos Demanda Contínua
Lizenz
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.