Os movimentos dos diários visuais e/ou textuais no processo formativo de professoras/es da educação infantil

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e94435

Schlagworte:

Diários visuais e/ou textuais., Formação contínua., Educação Infantil.

Abstract

O artigo busca discutir o processo de produção dos diários visuais e/ou textuais durante a realização do Curso de Aperfeiçoamento Infâncias: Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil (CAEI), projeto de extensão, que teve como objetivo contribuir na ‘formação contínua’ de docentes e de gestores que atuam com crianças de 0 a 5 anos. À vista dessas considerações, a criação do diário procurou operar enquanto espaço de experimentação do pensamento, de modo a atentar para as conexões entre os estudos realizados durante o curso e as vivências das cursistas na escola e na vida. Nesse sentido, a ‘perspectiva narrativa’ se presentificou nesta investigação através das redes de afetos produzidas com as narrativas visuais e/ou textuais dos diários, potencializando o pensar da prática educativa e contribuindo para a problematização e a invenção de si na docência.

Autor/innen-Biografien

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Pós-Doutorado (2019) e Doutorado (2014) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, na Linha de Pesquisa Educação e Artes, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, na Área de Concentração: Engenharia de Produto e Processo (2009); Pós-graduação - Especialização em Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria - RS (1989); e Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2021) e Graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela UFSM - RS (1987). Atuou como professora efetiva no ensino fundamental e médio da Rede Pública Estadual Santa Maria - RS (1992-1995), como professora Externa do Curso de Graduação em Educação Especial - Licenciatura (à distância), na Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2020) e como professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino - MEN, do Centro de Educação - CE, na UFSM-RS, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia Diurno e Noturno, Educação Especial e Licenciatura em Artes Visuais (2015-2016 e 2021-2022). Desde 2010 realiza seus estudos e pesquisas na interface dos campos das Artes Visuais e Educação com as Filosofias da Diferença, tendo interesse especial nas seguintes temáticas: imagem fílmica e docência; experimentações com leituras, escritas e imagens; revezamento entre teoria e prática; conexão intensiva entre infância e Artes Visuais; cenários formativos como um laboratório de experimentação; entrecruzamentos entre Artes Visuais e Pedagogia e Educação Especial. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura - GEPAEC, vinculado ao CNPq e Editora Adjunta da Revista Digital do LAV (Qualis B1). Atualmente é professora Externa do Curso de Graduação em Educação Especial - Licenciatura (à distância), na Universidade Federal de Santa Maria - RS e professora do Curso de Pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdades (AMF), em Restinga Seca, RS

Taciana Camera Segat, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas do 2º Grau - Educação Pré-Escolar Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Experiência na área de Educação, com ênfase nas linhas de pesquisas de infâncias e Educação Infantil, Políticas Públicas em Educação, formação docente, Gestão Pedagógica e contextos educativos. Atuação principalmente nos temas: Educação Infantil, formação de professores, metodologias e estágios curriculares do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA) dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9334794337601654.

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Veröffentlicht

2024-08-08