Registro reflexivo, coordenação pedagógica e profissionalização de professoras da educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99233

Palabras clave:

Registro reflexivo, Coordenação pedagógica, Profissionalização docente, Educação infantil

Resumen

Este artigo, fruto de pesquisa de mestrado profissional, busca responder à seguinte pergunta: Como as professoras de bebês e crianças bem pequenas registram as propostas pedagógicas no dia a dia. O objetivo geral é verificar como e se o registro reflexivo qualifica a prática pedagógica das professoras de educação infantil. O universo do estudo é uma Escola Municipal de Educação Básica da cidade de São Bernardo do Campo/SP. Os instrumentos de produção de dados são os registros realizados por duas educadoras da creche e entrevistas semiestruturadas com as mesmas docentes. Os dados indicam que as professoras de educação infantil registram suas práticas, porém se tornam eficazes à medida que há um processo formativo reflexivo. O papel da coordenadora pedagógica é fundante nesse processo, pois suas devolutivas qualificam as práticas da escrita cotidiana. 

Biografía del autor/a

Daniela Ruiz, Universidade Nove de Julho

Possui mestrado em Gestão e Práticas educacionais (UNINOVE,2022), graduação em pedagogia - Faculdades Integradas Campos Salles (2005). Pós graduação em Ciências da natureza e tecnologia pela Universidade de São Paulo (2012) e em Docência do Ensino Superior (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil. Participa do grupo de estudos da primeira infância Grupeiforp, coordenado pela Prof Dr. Lígia de C. A. Vercelli e atua desde 2010 como Coordenadora pedagógica na rede municipal de SBC.

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho

Doutora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (Uninove). Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Atuou em todas as etapas da Educação Básica, inclusive como diretora e coordenadora. De 2015 a 2019 foi editora da Revista Cadernos de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe/Uninove) e, de novembro de 2021 a dezembro de 2023, foi editora da Revista Dialogia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe/Uninove). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp). Atua como professora do curso de Pedagogia, ministrando diferentes disciplinas, entre elas Fundamnetos da Educação Inafntil, Alfabetização e letramento, Metodologia da Educação Infantil e Psicologia da Educação; do curso lato sensu em Psicopedagogia,e em Pedagogias da Infância e do Programa de Pós-graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) na Universidade Nove de Julho. Desenvolveu dois projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O foco de minhas pesquisas está voltado para as políticas de formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas, principalmente a Educação Infantil.

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Publicado

2024-12-18