Registro reflexivo, coordenação pedagógica e profissionalização de professoras da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99233Palabras clave:
Registro reflexivo, Coordenação pedagógica, Profissionalização docente, Educação infantilResumen
Este artigo, fruto de pesquisa de mestrado profissional, busca responder à seguinte pergunta: Como as professoras de bebês e crianças bem pequenas registram as propostas pedagógicas no dia a dia. O objetivo geral é verificar como e se o registro reflexivo qualifica a prática pedagógica das professoras de educação infantil. O universo do estudo é uma Escola Municipal de Educação Básica da cidade de São Bernardo do Campo/SP. Os instrumentos de produção de dados são os registros realizados por duas educadoras da creche e entrevistas semiestruturadas com as mesmas docentes. Os dados indicam que as professoras de educação infantil registram suas práticas, porém se tornam eficazes à medida que há um processo formativo reflexivo. O papel da coordenadora pedagógica é fundante nesse processo, pois suas devolutivas qualificam as práticas da escrita cotidiana.
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