Reflective registration, pedagogical coordination and professionalization of early education teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99233

Keywords:

Reflective record, Pedagogical coordination, Teaching professionalization, Early childhood education

Abstract

This article, the result of master's research, seeks to answer the following question: How do teachers of babies and very young children record pedagogical proposals on a daily basis. The general objective is to verify how and if the reflective record qualifies the pedagogical practice of early childhood education teachers. The study universe is a Municipal Basic Education School in the city of São Bernardo do Campo/SP. The data production instruments are records made by two daycare teachers and semi-structured interviews with the same teachers. The data indicate that early childhood education teachers record their practices, but they become effective as there is a reflective training process. The role of the pedagogical coordinator is fundamental in this process, as her feedback qualifies everyday writing practices.

Author Biographies

Daniela Ruiz, Universidade Nove de Julho

Possui mestrado em Gestão e Práticas educacionais (UNINOVE,2022), graduação em pedagogia - Faculdades Integradas Campos Salles (2005). Pós graduação em Ciências da natureza e tecnologia pela Universidade de São Paulo (2012) e em Docência do Ensino Superior (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil. Participa do grupo de estudos da primeira infância Grupeiforp, coordenado pela Prof Dr. Lígia de C. A. Vercelli e atua desde 2010 como Coordenadora pedagógica na rede municipal de SBC.

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho

Doutora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (Uninove). Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Atuou em todas as etapas da Educação Básica, inclusive como diretora e coordenadora. De 2015 a 2019 foi editora da Revista Cadernos de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe/Uninove) e, de novembro de 2021 a dezembro de 2023, foi editora da Revista Dialogia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe/Uninove). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp). Atua como professora do curso de Pedagogia, ministrando diferentes disciplinas, entre elas Fundamnetos da Educação Inafntil, Alfabetização e letramento, Metodologia da Educação Infantil e Psicologia da Educação; do curso lato sensu em Psicopedagogia,e em Pedagogias da Infância e do Programa de Pós-graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) na Universidade Nove de Julho. Desenvolveu dois projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O foco de minhas pesquisas está voltado para as políticas de formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas, principalmente a Educação Infantil.

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Published

2024-12-18