Qual idade? Tensões instigadoras entre a formação dos profissionais em creche e a fundamental qualidade pedagógica no começo da vida

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104941

Parole chiave:

Creche, Formação em Educação de Infância, Qualidade pedagógica

Abstract

Nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal um investimento governamental crescente na creche, traduzido essencialmente no aumento da taxa de cobertura e no reforço de medidas de promoção do acesso. Entre outras políticas públicas recentes, destaca-se a homologação do primeiro documento oficial sobre a atividade pedagógica - as Orientações Pedagógicas para Creche. Apesar da relevância destas medidas, constata-se que não foram acompanhadas de um investimento na formação das equipas e na promoção da qualidade destes contextos. Considerando que a investigação aponta para uma associação positiva entre a formação inicial e contínua de profissionais de educação de infância e a qualidade da sua prática pedagógica, este artigo apresenta tensões instigadoras decorrentes das múltiplas transformações em curso.

Biografie autore

Ana Teresa Brito, ISPA - Instituto Universitário

Doutorada em Estudos da Criança – Educação Especial, pelo Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho (2009), é também Mestre em Ciências da Educação – Orientação da Aprendizagem (2003), Licenciada em Educação Especial (1999) e Bacharel em Educação de infância (1986). Realizou Provas de Agregação no Ispa-Instituto Universitário no domínio da Educação de Infância/Intervenção Precoce (2024).  É Investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação-CIE, do ISPA-Instituto Universitário, desde 2021. Foi Associate Fellow no CEDAR - Centre for Educational Development, Appraisal and Research - na Universidade de Warwick, entre 2012 e 2020. 
Foi membro do Centro Brazelton Portugal desde 2004, e é membro do Conselho de Administração da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família desde a sua instituição, em 2010. É membro da International Society on Early Intervention, da Eurlyaid e da APEI – Associação Professional de Educadores de Infância. Desenvolveu um estudo sobre formação em Educação Especial e Intervenção Precoce no Reino Unido e em Portugal, com Bolsa de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2013-2016), intitulado – “Estabelecendo Práticas Recomendadas para a formação e desenvolvimento profissional em Intervenção Precoce na Infância - um estudo sobre a formação realizada em Portugal e no Reino Unido”.

Elisabete Xavier Gomes, Instituto Politecnico de Setubal

Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2011/10/04 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Mestrado em Ciências da Educação em 2003/07/23 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Ciências da Educação em 1996/10/15 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Setúbal e Co-coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB no(a) Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação. Publicou 22 artigos em revistas especializadas. Possui 16 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 1 evento(s). Orientou 39 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s) e Investigador em 4 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. Nas suas atividades profissionais interagiu com 60 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de professores; Arte e educação; Pedagogy; Práticas artísticas; Práticas pedagógicas; Interdiscursividade; Interdisciplinaridade; Teachers' training; Artistic practices; Pedagogical practices; Interdiscursitiy; Interdisciplinarity; Formação contínua de professores; Experiências pedagógicas; Arte; Educação; Educação formal, não-formal e informal; Primary School; Teachers Professional Developement, Relations Between Art and Education; Formação de educadores; Investigação em Educação; Escolas; Inovação Educacional; children´s participation; public space of education; qualitativa research; "bem comum"; democracy; education; common/s; childhood; Infância; Democratização; Democracia Cultural; Desenvolvimento Humano; Política Europeia; Aprendizagem ao Longo da Vida; Desenvolvimento; Tecnologia; Ensino das Ciências e da Matemática; teoria da educação; Experiência; Experiências Pedagógicas; n/a; .

Raquel Corval, ProChild CoLAB

Concluiu a Licenciatura em Psicologia (pré-Bolonha) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), em 2002, com uma Pré-especialização em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Mais tarde, em 2006 concluiu os estudos de Mestrado no Reino Unido, na Universidade de Swansea (MA em Ciências Sociais Aplicadas). Nesse ano, volta para Portugal, desta vez para Lisboa, onde trabalhou durante alguns anos no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC). Aqui foi docente de várias cadeiras ligadas à licenciatura em Educação de Infância e aos Mestrados de Intervenção Precoce na Infância e Necessidades Educativas Especiais. Paralelamente, desenvolvia a sua prática clínica no Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e à família (GADIF), uma resposta do ISEC dirigida à comunidade no âmbito das boas práticas em Intervenção Precoce na Infância. Em 2012 inicia o Doutoramento em Psicologia Aplicada no Centro de Investigação em Psicologia (Escola de Psicologia da Universidade do Minho), com um projeto de tese focado no impacto da genética e da qualidade dos cuidados no desenvolvimento de perturbações da vinculação, com crianças institucionalizadas em idade pré-escolar. Em 2021 integra o Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche, uma parceria do Prochild com a Fundação Belmiro de Azevedo, onde se encontra atualmente. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP – Cédula nº984) com especialização em Psicologia da Educação e Especialidade avançada em Intervenção Precoce.

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Pubblicato

2025-10-31

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios