Documentary aimed at children and youth: a resource for the visibility of the refugee child

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73429

Abstract

The article presents a discussion on the documentary on the situation of refuge in childhood for children. The objective is to emphasize a debate on the critical production of audiovisual records and its interference in education, within the scenario of children's invisibility and forced displacement. Two authors representing Cultural Studies, Raymond Williams and Fredric Jameson, were elected for the theoretical debate. As an empirical analysis, the German documentary "Child Refugee Tiba" (Flüchtlingskind Tiba, 2015-2017) was listed, which aims to problematize the ways in which the critical production of educational media content enables visibility, understanding and awareness about the phenomenon of refuge. In this way, a reflection on the impact and repercussion of this documentary on the children and youth audience is approached. The discussion results in a debate, with the purpose of encouraging ways to build a culture in common.

Author Biography

Susy Cristina Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (pesquisadora autônoma)

Doutora em Educação com passagem direta do mestrado para o doutorado pela Faculdade de Educação na UNICAMP (2013-2017) e bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010). É co-coordenadora do grupo de pesquisas LECHESP (Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação, Sociologia e Psicanálise (LECHESP/FE-UNICAMP). Trabalhou como profissional especialista em integração social tanto na Educação Básica quanto com famílias imigrantes em Colônia, na Alemanha (2019-2020). Estudou alemão intensivo durante 15 meses na mesma cidade (2017-2019). Foi assistente social no SAPECA (Serviço de Acolhimento e Proteção Especial à Criança e ao Adolescente) pela Prefeitura Municipal de Campinas e professora particular de metodologia científica pela Tutores. Foi professora colaboradora na Pós-Graduação da FE/UNICAMP, com a temática história oral de vida; atuou como estagiária docente com a disciplina "Escola e Cultura", na Graduação da FE/Unicamp. Lecionou disciplinas nas áreas de direitos da criança e do adolescente, pesquisa científica, investigação social, gerontologia e Terceiro Setor na Faculdade de Serviço Social da UNIFIA, em Amparo-SP. Tem experiência nas áreas da Educação e da Assistência Social, com ênfase em inclusão social escolar, imigração, violência intrafamiliar e urbana na infância, estudo social e serviços de acolhimento familiar para crianças e adolescentes. Os temas pesquisados são: cultura, educação, história oral de vida, transcriação, infância, juventude, subjetividades, situação de refúgio, resistência e violência.

References

ACNUR. Número de pessoas deslocadas no mundo chega a 70,8 milhões, diz ACNUR. Disponível em: https://nacoesunidas.org/numero-de-pessoas-deslocadas-no-mundo-chega-a-708-milhoes-diz-acnur/. Acesso em: 07 abr. 2020.

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz & Terra, 1995.

ALEMANHA registra migração recorde. Deutsche Welle, 21 mar.2016. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/alemanha-registra-imigra%C3%A7%C3%A3o-recorde-em-2015/a-19132160 . Acesso em: 06 jul. 2020.

ARSLAN, Emre; BOZAY, Kemal. Symbolische Ordnung und Flüchtlingsbewegungen in der Einwanderungsgesellschaft. Wiesbaden: Springer VS, 2019.

BANO, Issaka Mainassara. Por uma construção cultural: crianças e adolescentes refugiados africanos em São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2019.

BRASIL. Instrução Normativa nº 36, de 14 de dezembro de 2004, revogada pela Instrução Normativa nº 54, de 2 de maio de 2006. Estabelece critérios para a classificação das empresas produtoras proponentes de projetos de produção independente de obras audiovisuais brasileiras para fins de captação de recursos e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://www.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-54-de-2-de-maio-de-2006. Acesso em: 30 abr. 2020.

BRASILEIRO é mais tolerante à entrada de refugiados do que a média internacional, mostra pesquisa. BBC Brasil, 19 jun. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48683509. Acesso em: 12 abr. 2020.

BIEMANN, Christoph. Jenseits der anonymen Masse: das Flüchtlingskind Tiba. Genia Baranowski. TelevIZIon, Köln, v. 29, n. 2, p. 32-33, 2016. Disponível em:

http://www.br-online.de/jugend/izi/deutsch/publikation/televizion/29_2016_2.htm. Acesso em: 07 abr. 2020.

CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

DIE Sendung mit der Maus. Wie geht's eigentlich Tiba? Christoph hat sie besucht und mal nachgefragt. Facebook. 16 abr. 2019. 1 minuto 41 segundos. Disponível em: https://www.facebook.com/DieSendungmitderMaus/videos/1080123075526364/. Acesso em: 10 jul. 2020.

FLÜCHTLINGSKIND Tiba. Direção de Malin Büttner e Christoph Biemann. Köln: WDR/ Die Sendung mit der Maus, 2015-2017 (59 min.). Documentário divido em 8 episódios, transmitidos via televisão e disponível online em: https://www.wdrmaus.de/filme/sachgeschichten/fluechtlingskind_tiba_teil1.php5. Acesso em: 10 abr. 2020.

GÖTZ, Maya; HOLLER, Andrea. Wie Kinder und Jugendliche das Thema Geflüchtete verstehen: eine Studienreihe zu wissen, Mediennutzung, emotionalen Einstellungen und Emotionen. IZI (Internationales Zentralinstitut das Jugend-und Bildungsfernsehen)/LfM (Landesanstalt für Medien Nordrhein-Westfalen), TelevIZIon, Köln, v. 29, n. 2, p. 4-10, 2016. Disponível em:

http://www.br-online.de/jugend/izi/deutsch/publikation/televizion/29_2016_2.htm. Acesso em: 07 abr. 2020.

HALLER, Max (Hg.). Migration und Integration: Fakten oder Mythen? Wien: Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften, 2019.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Tradução: Maria Elisa Cevasco. 2ª edição. São Paulo: Editora Atica, 2000.

JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 1994.— (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico), 12 ed. 2008.

KESSLER, Elke; BUT, Dajana; WAGNER, Annette. Menschen flüchten zu uns: Handreichung für das Gesellschaftsbezogene Lernen im Sachunterricht. Hamburg: Freie und Hansestadt Hamburg Behörde für Schule und Berufsbildung Landesinstitut für Lehrerbildung und Schulentwicklung, 2017. Disponível em: https://edoc.sub.uni-hamburg.de//hlb/volltexte/2017/185/pdf/download_pdf_menschen_fluechten_zu_uns.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020.

LAUFEN, Kai; MAEGERLE, Ton; NEUMANN, Ulrich; OSBURG, Enno. Wie AfD und rechte Gruppen Corona zur Hetze gegen Flüchtlinge nutzen. SWR, Report Mainz, Das Erste. Programa transmitido em 24 mar. 2020. Disponível em: https://www.swr.de/report/hass-im-netz-wie-afd-und-rechte-gruppen-corona-zur-hetze-gegen-fluechtlinge-nutzen/-/id=233454/did=25212080/nid=233454/eflgrf/index.html. Acesso em 12 abr. 2020.

LOBATO, José Augusto Mendes. O “consumo” da dor do outro e a mobilização afetiva: imagem evenemencial e mediação de alteridade em “fogo mar”. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 18, n. 35, p. 199-217, jan./jun. 2019. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/7066/4089. Acesso em: 30 abr. 2020.

LUTTER, Eva; WESTPHAL, Manuela. Familie in Kontext von Fluchtmigration. Bundeszentrale für politische Bildung. Dossier Gangsterläufer, 12 mai. 2015. Disponível em: https://www.bpb.de/politik/innenpolitik/gangsterlaeufer/200860/familie-im-kontext-von-fluchtmigration. Acesso em: 6 jul. 2020.

MOLLETA, Alex. Curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produções de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.

ÖSTERREICHISCHES Bundesministerium für Bildung, Abteilung Schulpsychologie-Bildungsberatung, Schulinformation. Unterrichtsmaterialen. Disponível em: http://www.schulpsychologie.at/psychologische-gesundheitsfoerderung/integration-von-fluechtlingskindern/praktische-hinweise-arbeitsblaetter-etc/unterrichtsmaterialien. Acesso em: 29 jun. 2020.

PAÍSES europeus vão acolher 1.600 menores refugiados. Deutsche Welle, 12 mar. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pa%C3%ADses-europeus-v%C3%A3o-acolher-1600-menores-refugiados/a-52748621. Acesso em: 6 jul. 2020.

PAIXÃO, Alexandro Henrique. Raymond Williams: história intelectual inglesa, cultura e educação de adultos no pós-guerra. In: 41ª ANPOCS-GT 15: Intelectuais, democracia e dilemas contemporâneos, 2017. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/papers-40-encontro-2/gt-30/gt15-26/10732-raymond-williams-historia-intelectual-inglesa-cultura-e-educacao-de-adultos-no-pos-guerra/file. Acesso em: 10 abr. 2020.

PAIXÃO, Alexandro Henrique. Raymond Williams e a educação democrática. Educ. Soc. Campinas. v. 39, n. 145, p. 1004-1022, dez. 2018.

PAIXÃO, Alexandro Henrique; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo em cena: Raymond Williams, análise fílmica e produção de um saber. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p.738-759, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652292. Acesso em: 30 abr. 2020.

PARRODE, Alexandre. Ouça entrevista em que Bolsonaro chama refugiados de “escória” e sugere infarto a Dilma. Jornal Opção, Goiânia, ed. 2098, 2015. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/ouca-entrevista-em-que-bolsonaro-chama-refugiados-de-escoria-e-sugere-infarto-a-dilma-46313/. Acesso em: 12 abr. 2020.

PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes: conceitos e metodologia(s). In: VI Congresso SOPCOM, Anais eletrônicos. Lisboa: SOPCOM, 2009. Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em 06 jul. 2020.

QUALITÄTS-und Unterstützung Agentur – Landeinstitut für Schule. QUA-LiS NRW Schulentwicklung: Material Flucht und Asyl, 2020. Disponível em: https://www.schulentwicklung.nrw.de/cms/material-flucht-und-asyl/portraets/. Acesso em: 29 jun. 2020.

QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a "infância como um fenômeno social". Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1, p. 199-211, Abr. 2011.

SAIA do meu país: agressão a refugiado no Rio expõe a xenofobia no Brasil. Carta Capital online, 04 ago. 2017. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/Politica/saia-do-meu-pais-agressao-a-refugiado-no-rio-expoe-a-xenofobia-no-brasil/. Acesso em: 12 abr. 2020.

SILVA, Maria Cristina Borges da Silva; FILIZOLA, Roberto. (In)Justiça social: demandas e na educação. 1ª. ed. Curitiba: Appris, 2019.

SÖHN, Janina; MARQUARDSEN, Kai (Hg.). Erfolgsfaktoren für die Integration von Flüchtlingen. Göttingen: Bundesministerium für Arbeit und Soziales, Soziologisches Forschungsinstitut Göttingen (SOFI) an der Georg-August-Universität Friedländer. Disponível em: https://www.bmas.de/DE/Service/Medien/Publikationen/Forschungsberichte/Forschungsberichte-Arbeitsmarkt/fb-484-erfolgsfaktoren-integration-fluechtlinge.html. Acesso em: 6 jul. 2020.

WAS denkt die Bevölkerung. Mediendienst: Integration, 2018. Disponível em: https://mediendienst-integration.de/integration/einstellungen.html. Acesso em: 12 abr. 2020.

WILLIAMS, Raymond. Discussão: texto e encenação. In: WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. São Paulo: Cosac Naif, 2010. In: PAIXÃO, Alexandro Henrique; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo em cena: Raymond Williams, análise fílmica e produção de um saber. ETD- Educação Temática Digital,Campinas, SP, v. 21, n. 3, p.738-759, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652292. Acesso em: 30 abr. 2020.

WILLIAMS, Raymond. The idea of a common culture. In: Resources of hope: culture, democracy, socialism. London/New York: Verso, 1989.

WILLIAMS, Raymond. Literature and marxism. Oxford/ New York: Oxford University Press, 1977.

Published

2021-03-12