Documentary aimed at children and youth: a resource for the visibility of the refugee child
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73429Abstract
The article presents a discussion on the documentary on the situation of refuge in childhood for children. The objective is to emphasize a debate on the critical production of audiovisual records and its interference in education, within the scenario of children's invisibility and forced displacement. Two authors representing Cultural Studies, Raymond Williams and Fredric Jameson, were elected for the theoretical debate. As an empirical analysis, the German documentary "Child Refugee Tiba" (Flüchtlingskind Tiba, 2015-2017) was listed, which aims to problematize the ways in which the critical production of educational media content enables visibility, understanding and awareness about the phenomenon of refuge. In this way, a reflection on the impact and repercussion of this documentary on the children and youth audience is approached. The discussion results in a debate, with the purpose of encouraging ways to build a culture in common.
References
ACNUR. Número de pessoas deslocadas no mundo chega a 70,8 milhões, diz ACNUR. Disponível em: https://nacoesunidas.org/numero-de-pessoas-deslocadas-no-mundo-chega-a-708-milhoes-diz-acnur/. Acesso em: 07 abr. 2020.
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz & Terra, 1995.
ALEMANHA registra migração recorde. Deutsche Welle, 21 mar.2016. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/alemanha-registra-imigra%C3%A7%C3%A3o-recorde-em-2015/a-19132160 . Acesso em: 06 jul. 2020.
ARSLAN, Emre; BOZAY, Kemal. Symbolische Ordnung und Flüchtlingsbewegungen in der Einwanderungsgesellschaft. Wiesbaden: Springer VS, 2019.
BANO, Issaka Mainassara. Por uma construção cultural: crianças e adolescentes refugiados africanos em São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2019.
BRASIL. Instrução Normativa nº 36, de 14 de dezembro de 2004, revogada pela Instrução Normativa nº 54, de 2 de maio de 2006. Estabelece critérios para a classificação das empresas produtoras proponentes de projetos de produção independente de obras audiovisuais brasileiras para fins de captação de recursos e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://www.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-54-de-2-de-maio-de-2006. Acesso em: 30 abr. 2020.
BRASILEIRO é mais tolerante à entrada de refugiados do que a média internacional, mostra pesquisa. BBC Brasil, 19 jun. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48683509. Acesso em: 12 abr. 2020.
BIEMANN, Christoph. Jenseits der anonymen Masse: das Flüchtlingskind Tiba. Genia Baranowski. TelevIZIon, Köln, v. 29, n. 2, p. 32-33, 2016. Disponível em:
http://www.br-online.de/jugend/izi/deutsch/publikation/televizion/29_2016_2.htm. Acesso em: 07 abr. 2020.
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
DIE Sendung mit der Maus. Wie geht's eigentlich Tiba? Christoph hat sie besucht und mal nachgefragt. Facebook. 16 abr. 2019. 1 minuto 41 segundos. Disponível em: https://www.facebook.com/DieSendungmitderMaus/videos/1080123075526364/. Acesso em: 10 jul. 2020.
FLÜCHTLINGSKIND Tiba. Direção de Malin Büttner e Christoph Biemann. Köln: WDR/ Die Sendung mit der Maus, 2015-2017 (59 min.). Documentário divido em 8 episódios, transmitidos via televisão e disponível online em: https://www.wdrmaus.de/filme/sachgeschichten/fluechtlingskind_tiba_teil1.php5. Acesso em: 10 abr. 2020.
GÖTZ, Maya; HOLLER, Andrea. Wie Kinder und Jugendliche das Thema Geflüchtete verstehen: eine Studienreihe zu wissen, Mediennutzung, emotionalen Einstellungen und Emotionen. IZI (Internationales Zentralinstitut das Jugend-und Bildungsfernsehen)/LfM (Landesanstalt für Medien Nordrhein-Westfalen), TelevIZIon, Köln, v. 29, n. 2, p. 4-10, 2016. Disponível em:
http://www.br-online.de/jugend/izi/deutsch/publikation/televizion/29_2016_2.htm. Acesso em: 07 abr. 2020.
HALLER, Max (Hg.). Migration und Integration: Fakten oder Mythen? Wien: Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften, 2019.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Tradução: Maria Elisa Cevasco. 2ª edição. São Paulo: Editora Atica, 2000.
JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 1994.— (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico), 12 ed. 2008.
KESSLER, Elke; BUT, Dajana; WAGNER, Annette. Menschen flüchten zu uns: Handreichung für das Gesellschaftsbezogene Lernen im Sachunterricht. Hamburg: Freie und Hansestadt Hamburg Behörde für Schule und Berufsbildung Landesinstitut für Lehrerbildung und Schulentwicklung, 2017. Disponível em: https://edoc.sub.uni-hamburg.de//hlb/volltexte/2017/185/pdf/download_pdf_menschen_fluechten_zu_uns.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020.
LAUFEN, Kai; MAEGERLE, Ton; NEUMANN, Ulrich; OSBURG, Enno. Wie AfD und rechte Gruppen Corona zur Hetze gegen Flüchtlinge nutzen. SWR, Report Mainz, Das Erste. Programa transmitido em 24 mar. 2020. Disponível em: https://www.swr.de/report/hass-im-netz-wie-afd-und-rechte-gruppen-corona-zur-hetze-gegen-fluechtlinge-nutzen/-/id=233454/did=25212080/nid=233454/eflgrf/index.html. Acesso em 12 abr. 2020.
LOBATO, José Augusto Mendes. O “consumo” da dor do outro e a mobilização afetiva: imagem evenemencial e mediação de alteridade em “fogo mar”. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul – v. 18, n. 35, p. 199-217, jan./jun. 2019. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/7066/4089. Acesso em: 30 abr. 2020.
LUTTER, Eva; WESTPHAL, Manuela. Familie in Kontext von Fluchtmigration. Bundeszentrale für politische Bildung. Dossier Gangsterläufer, 12 mai. 2015. Disponível em: https://www.bpb.de/politik/innenpolitik/gangsterlaeufer/200860/familie-im-kontext-von-fluchtmigration. Acesso em: 6 jul. 2020.
MOLLETA, Alex. Curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produções de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.
ÖSTERREICHISCHES Bundesministerium für Bildung, Abteilung Schulpsychologie-Bildungsberatung, Schulinformation. Unterrichtsmaterialen. Disponível em: http://www.schulpsychologie.at/psychologische-gesundheitsfoerderung/integration-von-fluechtlingskindern/praktische-hinweise-arbeitsblaetter-etc/unterrichtsmaterialien. Acesso em: 29 jun. 2020.
PAÍSES europeus vão acolher 1.600 menores refugiados. Deutsche Welle, 12 mar. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pa%C3%ADses-europeus-v%C3%A3o-acolher-1600-menores-refugiados/a-52748621. Acesso em: 6 jul. 2020.
PAIXÃO, Alexandro Henrique. Raymond Williams: história intelectual inglesa, cultura e educação de adultos no pós-guerra. In: 41ª ANPOCS-GT 15: Intelectuais, democracia e dilemas contemporâneos, 2017. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/papers-40-encontro-2/gt-30/gt15-26/10732-raymond-williams-historia-intelectual-inglesa-cultura-e-educacao-de-adultos-no-pos-guerra/file. Acesso em: 10 abr. 2020.
PAIXÃO, Alexandro Henrique. Raymond Williams e a educação democrática. Educ. Soc. Campinas. v. 39, n. 145, p. 1004-1022, dez. 2018.
PAIXÃO, Alexandro Henrique; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo em cena: Raymond Williams, análise fílmica e produção de um saber. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p.738-759, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652292. Acesso em: 30 abr. 2020.
PARRODE, Alexandre. Ouça entrevista em que Bolsonaro chama refugiados de “escória” e sugere infarto a Dilma. Jornal Opção, Goiânia, ed. 2098, 2015. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/ouca-entrevista-em-que-bolsonaro-chama-refugiados-de-escoria-e-sugere-infarto-a-dilma-46313/. Acesso em: 12 abr. 2020.
PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes: conceitos e metodologia(s). In: VI Congresso SOPCOM, Anais eletrônicos. Lisboa: SOPCOM, 2009. Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em 06 jul. 2020.
QUALITÄTS-und Unterstützung Agentur – Landeinstitut für Schule. QUA-LiS NRW Schulentwicklung: Material Flucht und Asyl, 2020. Disponível em: https://www.schulentwicklung.nrw.de/cms/material-flucht-und-asyl/portraets/. Acesso em: 29 jun. 2020.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a "infância como um fenômeno social". Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1, p. 199-211, Abr. 2011.
SAIA do meu país: agressão a refugiado no Rio expõe a xenofobia no Brasil. Carta Capital online, 04 ago. 2017. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/Politica/saia-do-meu-pais-agressao-a-refugiado-no-rio-expoe-a-xenofobia-no-brasil/. Acesso em: 12 abr. 2020.
SILVA, Maria Cristina Borges da Silva; FILIZOLA, Roberto. (In)Justiça social: demandas e na educação. 1ª. ed. Curitiba: Appris, 2019.
SÖHN, Janina; MARQUARDSEN, Kai (Hg.). Erfolgsfaktoren für die Integration von Flüchtlingen. Göttingen: Bundesministerium für Arbeit und Soziales, Soziologisches Forschungsinstitut Göttingen (SOFI) an der Georg-August-Universität Friedländer. Disponível em: https://www.bmas.de/DE/Service/Medien/Publikationen/Forschungsberichte/Forschungsberichte-Arbeitsmarkt/fb-484-erfolgsfaktoren-integration-fluechtlinge.html. Acesso em: 6 jul. 2020.
WAS denkt die Bevölkerung. Mediendienst: Integration, 2018. Disponível em: https://mediendienst-integration.de/integration/einstellungen.html. Acesso em: 12 abr. 2020.
WILLIAMS, Raymond. Discussão: texto e encenação. In: WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. São Paulo: Cosac Naif, 2010. In: PAIXÃO, Alexandro Henrique; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo em cena: Raymond Williams, análise fílmica e produção de um saber. ETD- Educação Temática Digital,Campinas, SP, v. 21, n. 3, p.738-759, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652292. Acesso em: 30 abr. 2020.
WILLIAMS, Raymond. The idea of a common culture. In: Resources of hope: culture, democracy, socialism. London/New York: Verso, 1989.
WILLIAMS, Raymond. Literature and marxism. Oxford/ New York: Oxford University Press, 1977.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
