Children's perceptions about gender relationships from the interactions life between people and in the company of a male teacher and a female teacher in Early Childhood Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p632

Abstract

The article analyzes the perceptions of five-year-old children about gender relations experienced among themselves and in company of a female teacher and a male teacher in a Early Childhood Education school in Belo Horizonte, Minas Gerais. The theoretical-methodological framework aggregates feminist studies and gender studies in the proposition an ethnography with 7 five-year-old girls, 18 five-year-old boys, a female teacher and a male teacher in Early Childhood Education. The instruments of data production were participant observation, interviews and drawings articulated with the children's speeches. It was identified that the gender relations experienced within the peer group (intra-generational relationships) and in the company by the male teacher and the female teacher (intergenerational relationships) were perceived by the children. The conclusions of the study point to urgency for gender issues to appear in pedagogical projects of Early Childhood Education, especially when a male teacher works with children.

Author Biographies

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – FIH/UFVJM – Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (Pedagogia/FIH/UFVJM) e pesquisador do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFVJM) e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (MPICH-UFVJM). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, relações de gênero, didática; planejamento e avaliação educacional; formação de professores.

Alexandre Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutorando em Educação pela UFMG, Doutor em Educação (USP),Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG), Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF,Pós-graduado em História e Culturas Políticas pela UFMG, Pós-graduado em Educação Empreendedora pela UFSJ, Pós-graduado em Educação Profissional Integ. a Ed. Bás. na Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG), Licenciado em Pedagogia pela UNINOVE, Bacharel Licenciado em História pela PUC-Minas. Membro do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES) credenciado no CNPq.Possuo experiência nas áreas de gestão em saúde, docência e formação de professores (temas em Educação: Gênero, Sexualidade/Diversidade, Currículo, Formação Docente). Atua como Professor Adjunto na Faculdade Única de Contagem e Coordenador Pedagógico no 1º e 2º Ciclo na Prefeitura de Belo Horizonte. E-mail : prof.alexhis@gmail.com

Denise da Silva Braga, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia - UFVJM. Docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Humanidades. Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com estágio na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal (2012). Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000) . Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisadora do campo do currículo com ênfase nas questões da diferença, das sexualidades e gêneros, sobretudo das identidades LGBT. Autora do livro "Corpos estranhos se tornam matéria: identidades LGBT no currículo da escola".

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Published

2020-11-05