Percepções das crianças sobre as relações de gênero a partir das interações vividas entre pares e na companhia de uma professora e um professor na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p632

Resumo

O artigo analisa as percepções das crianças de cinco anos sobre as relações de gênero vividas entre si e na companhia de uma professora e de um professor em uma Unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. O quadro teórico-metodológico agrega os estudos feministas e os estudos de gênero na proposição uma etnografia com 7 meninas e 18 meninos de cinco anos de idade, uma professora e um professor de Educação Infantil. Os instrumentos de produção de dados foram: observação participante, entrevistas e desenhos articulados com as falas das crianças. Identificou-se que as relações de gênero vividas no interior do grupo de pares (relações intrageracionais) e na companhia de um professor e uma professora (relações intergeracionais) eram percebidas pelas crianças. As conclusões do estudo apontam para a urgência de as questões de gênero figurarem nos projetos pedagógicos da Educação Infantil, principalmente quando um professor homem atua junto às crianças.

Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – FIH/UFVJM – Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (Pedagogia/FIH/UFVJM) e pesquisador do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFVJM) e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (MPICH-UFVJM). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, relações de gênero, didática; planejamento e avaliação educacional; formação de professores.

Alexandre Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutorando em Educação pela UFMG, Doutor em Educação (USP),Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG), Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF,Pós-graduado em História e Culturas Políticas pela UFMG, Pós-graduado em Educação Empreendedora pela UFSJ, Pós-graduado em Educação Profissional Integ. a Ed. Bás. na Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG), Licenciado em Pedagogia pela UNINOVE, Bacharel Licenciado em História pela PUC-Minas. Membro do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES) credenciado no CNPq.Possuo experiência nas áreas de gestão em saúde, docência e formação de professores (temas em Educação: Gênero, Sexualidade/Diversidade, Currículo, Formação Docente). Atua como Professor Adjunto na Faculdade Única de Contagem e Coordenador Pedagógico no 1º e 2º Ciclo na Prefeitura de Belo Horizonte. E-mail : prof.alexhis@gmail.com

Denise da Silva Braga, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia - UFVJM. Docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Humanidades. Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com estágio na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal (2012). Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000) . Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisadora do campo do currículo com ênfase nas questões da diferença, das sexualidades e gêneros, sobretudo das identidades LGBT. Autora do livro "Corpos estranhos se tornam matéria: identidades LGBT no currículo da escola".

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Publicado

2020-11-05