Papéis dos profissionais de apoio escolar na educação infantil em um município do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83574

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Infantil. Profissional de Apoio Escolar.

Resumo

A presente pesquisa, teve como objetivo identificar os papéis atribuídos e desempenhados pelos profissionais de apoio escolar em um município do estado do Pará, em instituições de educação infantil. A abordagem foi qualitativa, do tipo descritiva e com delineamento estudo de caso, com 11 participantes, destes: coordenadora da educação especial e 10 profissionais de apoio escolar: seis profissionais de apoio escolar - mediadores e quatro profissionais de apoio escolar - cuidadores. Foram realizadas entrevistas individuais e com grupos focais. Constatou-se que os dois cargos de profissionais de apoio escolar estão justificados em normativa municipal, possuem atuação nos cuidados básicos: alimentação, higiene e locomoção, mas também adentram outros papéis, relacionados às modificações no ensino, elaboração de materiais, relatórios, dentre outros. Evidenciou-se também ao longo do estudo poucas interlocuções da atuação desses profissionais com a educação infantil, mesmo sendo o nível de atuação dos mesmos, com isso reflete-se que as crianças da referida etapa educativa possuem características singulares que precisam ser consideradas na atuação.

Biografia do Autor

Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Doutoranda e Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com financiamento pela CNPq, Especialista em Atendimento Educacional Especializado pelo Centro de Ensino Superior de Vitória - CESV (2019), Graduação em Letras com habilitação em Língua espanhola pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2018) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020). Atualmente é membro do Grupo de Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP- FOREESP) e do Grupo de Formação em Educação Inclusiva do Nordeste Paraense (GFEINPA). Possui experiência no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil e Rede de Apoio à inclusão Escolar na Educação Infantil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Inclusão escolar na Educação Infantil, Desenvolvimento Infantil, Formação Docente, Rede de apoio à inclusão escolar e Ensino Colaborativo.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de São Carlos - IFSP

Pedagoga formada pela UNESP campus de Rio Claro (2007), durante a graduação em Pedagogia realizou intercâmbio na Universidad Nacional de Entre Rios, na Argentina, onde cursou disciplinas no curso de Ciências da Educação. Em 2010 finalizou o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Educação em Educação (UNESP), linha de pesquisa Docência, práticas escolares e formação de professores. Doutorada pelo Programa de pós em Educação Especial pela UFSCar em 2015, durante o doutoramento realizou estágio doutoral na Universidad de Alcalá- Alcalá de Henares- Madrid- Espanha. Estágio Pós doutoral realizado na UFSCar durante o ano de 2020. Atuou no CECEMCA- Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Cientifica e Ambiental como formadora de professores (Unesp- Rio Claro) De 2009 até 2015 trabalhou como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, tendo como principais atividades a participação em atividades relacionadas a oficinas pedagógicas, disciplinas práticas e cursos da área para alunos e professores da Rede Regular de Ensino. Desde dezembro de 2015 é docente no Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos. em se dedicado em pesquisas relacionadas a Formação de Professores, Formação de Professores em Educação Especial e Ensino Colaborativo. De 2017 até os dias atuais atua como docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar, orientado mestrado e doutorado. Lider do grupo de pesquisa: Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica. Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7751664171632819

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Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil