Roles of the paraprofessionals in early childhood education in a municipality in the Pará

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83574

Keywords:

Special Education. Early Childhood Education. Paraprofessionals.

Abstract

The present research, aimed at identifying the roles assigned and performed by paraprofessionals in a municipality in the state of the Pará, in early childhood education institutions. Eleven individuals participated in the study, one special education coordinator and ten (10) paraprofessionals (six paraprofessionals - mediators and four paraprofessionals - caregivers). The interviews were carried out individually and with focus groups. In addition, it was verified that the two positions of paraprofessionals are justified in municipal normative, they are active in basic care: feeding, hygiene, and locomotion. Furthermore, enter other roles related to modifications in teaching, elaboration of materials, reports, among others. During the study, it also became evident that there was little interaction between the work of these professionals and early childhood education, even though this is the same level at which they work. Consequently, it is reflected that children in this educational stage have unique characteristics that need to be considered in the work.

Author Biographies

Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Doutoranda e Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com financiamento pela CNPq, Especialista em Atendimento Educacional Especializado pelo Centro de Ensino Superior de Vitória - CESV (2019), Graduação em Letras com habilitação em Língua espanhola pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2018) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020). Atualmente é membro do Grupo de Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP- FOREESP) e do Grupo de Formação em Educação Inclusiva do Nordeste Paraense (GFEINPA). Possui experiência no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil e Rede de Apoio à inclusão Escolar na Educação Infantil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Inclusão escolar na Educação Infantil, Desenvolvimento Infantil, Formação Docente, Rede de apoio à inclusão escolar e Ensino Colaborativo.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de São Carlos - IFSP

Pedagoga formada pela UNESP campus de Rio Claro (2007), durante a graduação em Pedagogia realizou intercâmbio na Universidad Nacional de Entre Rios, na Argentina, onde cursou disciplinas no curso de Ciências da Educação. Em 2010 finalizou o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Educação em Educação (UNESP), linha de pesquisa Docência, práticas escolares e formação de professores. Doutorada pelo Programa de pós em Educação Especial pela UFSCar em 2015, durante o doutoramento realizou estágio doutoral na Universidad de Alcalá- Alcalá de Henares- Madrid- Espanha. Estágio Pós doutoral realizado na UFSCar durante o ano de 2020. Atuou no CECEMCA- Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Cientifica e Ambiental como formadora de professores (Unesp- Rio Claro) De 2009 até 2015 trabalhou como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, tendo como principais atividades a participação em atividades relacionadas a oficinas pedagógicas, disciplinas práticas e cursos da área para alunos e professores da Rede Regular de Ensino. Desde dezembro de 2015 é docente no Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos. em se dedicado em pesquisas relacionadas a Formação de Professores, Formação de Professores em Educação Especial e Ensino Colaborativo. De 2017 até os dias atuais atua como docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar, orientado mestrado e doutorado. Lider do grupo de pesquisa: Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica. Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7751664171632819

References

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Maria Teresa.; FERREIRA, Marco. Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil. Revista de Educação Especial, Santa Maria, v. 19, n. 4, p. 487-502, 2013. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbee/a/RdYKyf485LtXLGjN6n5yKtn/abstract/?lang=pt >. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília. 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva, Brasília, 2008. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf> Acesso em: 07 de jun. 2019.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 06 maio 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 maio 2019.

CALHEIROS, Deivid dos Santos. Rede de apoio à escolarização inclusiva na educação básica: dos limites às possibilidades. 2019, 205f Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; ZERBATO, Ana Paula. O que é o ensino Colaborativo? São Paulo: Edicon, 2019.

COSTA, Juliane Dayrle Vasconcelos. Papéis dos profissionais da rede de apoio à inclusão escolar na educação infantil. 2021, 187f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil. Revista Perspectiva, Florianópolis, 1999. v.17, p. 11-21. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10539/10082> Acesso em: 28 maio 2022.

GARDOU, Charles. As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafios da Europa? Revista Lusófona de Educação. v. 14, n. 14. fevereiro 2009. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1104>. Acesso em: 15 nov. 2020.

GIANGRECO, Michael F. One-to-One Paraprofessionals for Students With Disabilities in Inclusive Classrooms: Is Conventional Wisdom Wrong? Intellectual and Developmental Disabilities. February 2010, v. 48, n. 1, 2010, p. 1-13. Disponível em: <https://meridian.allenpress.com/idd/article-abstract/48/1/1/1450/One-to-One-Paraprofessionals-for-Students-With?redirectedFrom=fulltext>. Acesso em: 23 out. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JANUZZI, Gilberta Sampaio de Marino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Nacional –

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2019. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=150240&search=para|castan hal|infograficos:-informacoes-completas>. Acesso em: 8 jun. 2019.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; MENDES, Enicéia Gonçalves. A avaliação da qualidade da Educação Especial no âmbito da Educação Básica (Processo Inep: 23112.001311/2016-08). Relatório Final. São Carlos: INEP, 2016

LEAL, Maria Valdicelsia Soares. Concepções do Acompanhante Terapêutico acerca da sua atuação da rede pública municipal de ensino de Teresina. 2015. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2015.

LOPES, Mariana Moraes. Perfil e atuação dos profissionais de apoio à inclusão escolar. 2018, 169f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

MANZINI. Eduardo José. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso-NEMO, v.4, n 2, Maringá. 2012, p.149-171. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114753/ISSN21773300-2012-04-02-149-171.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 25 ago. 2021.

MARANHÃO, Damaris G. O cuidado como elo entre saúde e educação. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 115-133, dezembro/2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n111/n111a06.pdf>. Acesso em: 28 maio 2022.

MARTINS, Silvia Martins. O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da educação especial. 2011, 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão Marco Zero. Começando pelas creches. Araraquara: Junqueira e Marin, 2010.

MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino Colaborativo com apoio a inclusão unindo esforços entre educação comum e especial. EdUFSCar: São Carlos, 2014.

MILANESI, Josiane Beltrame; CIA, Fabiana. O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais da educação infantil. Revista de Educação Especial, UFSM, v. 30, p. 69-82, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/18891>. Acesso em: 10 abr. 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, 2012, p. 621-626. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/csc/2012.v17n3/621-626/pt/>. Acesso em: 23 out. 2020.

MUNICÍPIO. Lei municipal n° 0005/2018 que dispõe sobre a criação de cargos públicos para profissional de apoio escolar – cuidador e profissional de apoio escolar - mediador. Município, 2018.

NASCIMENTO, Byanca Neves; SILVA, Daiani Maria da.; JORDÃO, Giselda. Importância da educação precoce para o ingresso do aluno com deficiência na educação infantil. Anais do SIMPÓSIO DE TCC E SEMINÁRIO DE IC. [s.l.], 2016. Disponível em: http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/4d6cc658893949d7afed44d1fe86924f.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.

OLIVEIRA, Ivone Martins de; VICTOR, Sonia Lopes ; RABELO, Dayane Bollis. A criança público-alvo da educação especial na educação infantil: possibilidades de constituição subjetiva. Revista Educação Especial em Debate, [s.l.], v. 2, p. 131-151, 2018. Disponível em: <https://ojs2.ufes.br/index.php/REED/article/viewFile/20986/14023>. Acesso em: 23 out. 2019.

PANIAGUA, Gema; PALACIOS, Jesus. Educação Infantil: resposta educativa à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUZA, Ana Cláudia de et al. A inclusão escolar no município de Paraíba (MS): Reflexões sobre a Atuação profissional do monitor de alunos com deficiência. Revista Pedagógica. v. 14 n. 29, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1467>.

Acesso em: 28 out. 2020.

VICTOR, Sonia Lopes. As produções acadêmicas em educação especial na educação infantil: análise da formação de professores. Revista de Ciências Humanas, v. 13, p. 79-97, 2012. Acesso em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/667>. Acesso em: 12 out. 2019.

XAVIER, Sheyla Alves. Um olhar sobre a prática de profissionais de apoio à alunos com deficiência da rede municipal de ensino do Recife. 2019, 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019

YIN. Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2022-07-22

Issue

Section

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil