Papéis dos profissionais de apoio escolar na educação infantil em um município do Pará
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83574Palabras clave:
Educação Especial. Educação Infantil. Profissional de Apoio Escolar.Resumen
A presente pesquisa, teve como objetivo identificar os papéis atribuídos e desempenhados pelos profissionais de apoio escolar em um município do estado do Pará, em instituições de educação infantil. A abordagem foi qualitativa, do tipo descritiva e com delineamento estudo de caso, com 11 participantes, destes: coordenadora da educação especial e 10 profissionais de apoio escolar: seis profissionais de apoio escolar - mediadores e quatro profissionais de apoio escolar - cuidadores. Foram realizadas entrevistas individuais e com grupos focais. Constatou-se que os dois cargos de profissionais de apoio escolar estão justificados em normativa municipal, possuem atuação nos cuidados básicos: alimentação, higiene e locomoção, mas também adentram outros papéis, relacionados às modificações no ensino, elaboração de materiais, relatórios, dentre outros. Evidenciou-se também ao longo do estudo poucas interlocuções da atuação desses profissionais com a educação infantil, mesmo sendo o nível de atuação dos mesmos, com isso reflete-se que as crianças da referida etapa educativa possuem características singulares que precisam ser consideradas na atuação.
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