Brincar com as mãos: narrativas do brincar simbólico de crianças surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87104

Palavras-chave:

Infância. Surdez. Brincar Simbólico. Observações. Perspectiva histórico-cultural.

Resumo

O presente trabalho ocupou-se em investigar sobre o brincar simbólico das crianças surdas. A pesquisa está apoiada pelos estudos de Vygotsky (1989) e entende a surdez a partir de suas diferenças linguísticas e culturais (WITCHS, 2019; LOPES, 2013). O material empírico desta pesquisa é fruto de observações de sessões do brincar simbólico, no qual participam crianças surdas de 7 a 13 anos de idade. A partir disso, desdobram-se três categorias de análise: objetos, encontros e reinvenções, na qual se analisa a relação das crianças com os objetos e brinquedos; biculturalidade, presenças e ausências, na qual se olha para a brincadeira das crianças, identificando as marcas da cultura surda e da cultura ouvinte nesse movimento bicultural; e anúncios e narrativas, em que é analisada a relação da linguagem e das narrativas presentes no jogo simbólico. Conclui-se que a linguagem é fundamental para a experiência lúdica, não somente a linguagem no que se refere à “palavra”, mas a linguagem intrínseca nas ações.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Fochi, Universidade do Vale dos Rios dos Sinos - Unisinos

Doutor em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (USP) com bolsa sanduíche (CAPES) na Universitad de Barcelona - UB; Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio de missão científica na Universidad Publica de Navarra; Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Licenciado em Pedagogia (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos), professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação (Unisinos) na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos) e atua como um dos pesquisadores e formadores do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro de Special Interest Group (European Early Childhood Education Research Association - EECERA). Fundou e coordena o OBECI - Observatório da Cultura Infantil. Foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Atua no assessoramento de escolas e redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças. Tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês e Formação em Contexto.

Maurício dos Santos Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutor (2015) e Mestre (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa: Estudos Culturais. Graduado em Pedagogia (2005) - Anos Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É Professor Assistente na UNISINOS desde 2013, onde integrou o Núcleo de Formação Docente da UNISINOS, trabalhando com a seleção de professores e tutores. Desde março/2014 coordena o curdo de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educaçã, atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores, currículo e práticas pedagógicas". Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças(GIPEDI) - (UNISINOS/CNPq). Investiga, a partir do eixo educação e trabalho, as conexões entre governamentalidade neoliberal e os arranjos contemporâneos no campo da Educação. Utilizando-se de ferramentas analíticas foucaultianas, tais como governamentalidade e discurso, busca visibilizar e problematizar práticas de poder que sustentam as configurações atuais do Trabalho Docente e o que vem sendo constituído como educação de qualidade. Atua no Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI). É, também, Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação da AUPEX.

Bianca Maidana Alflen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Formada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. 

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Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil