Confluences between disability and childhood: an essay on oppressions and care policies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e89898

Keywords:

Care, Disability, Human Rights , Chilhood, Childhood

Abstract

This essay aims to discuss and articulate some confluences between the oppressions that affect both people with disabilities and children, articulating the concept of ableism with the oppressions that are in relation to children. For this, an intersectional perspective is proposed, which aims to promote reflections from the ethics of care to put normativity, patriarchy and capitalism under examination. It is concluded that the absence of public care policies maintains this demand in the personal, private sphere, which incite inequalities and contributes to dehumanization, experiences of violence and denial of rights for children, people with disabilities and their caregivers.

Author Biographies

Laureane Marília de Lima Costa, Universidade de São Paulo

Psicóloga, especialista em Psicoterapia Analítico-Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ), integrante do grupo de estudos do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da Universidade Federal de Santa Catarina (NED/UFSC) e do grupo de estudos do Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/UDESC), pesquisa a interlocução dos campos da Educação Sexual Emancipatória e dos Estudos Feministas da Deficiência. Atualmente é psicóloga bolsista na Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais da Universidade Federal de Jataí (CAPE/UFJ). Atua principalmente em: psicoterapia analítico-comportamental para adultos/as; supervisão clínica; orientação para pais e responsáveis; projetos de prevenção ao sexismo, ao heterossexismo, ao capacitismo e prevenção de violência sexual para escolas com Ensino Fundamental II e Ensino Médio; consultoria em saúde e educação sexual; formação de profissionais da Saúde e da Educação para uma atuação anticapacitista.

Carla Biancha Angelucci, Universidade de São Paulo - USP

É professora doutora no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação - EDF na Faculdade de Educação - FE da Universidade de São Paulo - USP. É professora da graduação nas áreas de Sociologia da Educação e Educação Especial. Atua na pós graduação, coordenando a Área de Concentração Educação e Ciências Sociais - desigualdades e diferenças. Orienta mestrados e doutorados, supervisiona pós-doutorados na linha de pesquisa em Educação Especial. Participa do grupo de pesquisa de Políticas de Educação Especial, coordenando a linha Educação Especial - táticas de resistência à produção de um não lugar para as diferenças na escola. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997); mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002); doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2009). A ênfase de seus estudos está na garantia da Educação para todos/as e sua interface com as discussões sobre preconceito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à educação por parte de pessoas com diferenças funcionais e de pessoas com sofrimento psíquico intenso; políticas públicas em educação especial e medicalização da educação. Exerceu por dezesseis anos a atividade de psicoterapeuta, com formação winnicottiana.

Mariana Lúcia Agnese Costa e Rosa, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão da Comunicação Empresarial. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo. Sócia fundadora do Instituto Cáue Rede de Inclusão. 

References

ABBERLEY, Paul. El concepto de opresión y el desarrollo de una teoría social de la discapacidad. In: BARTON, Len. (comp.). Superar las barreras de la discapacidad: 18 años de Disability and Society. Madrid, Ediciones Morata, 2008, pp. 34-50.

ALBUQUERQUE, Aline. Capacidade Jurídica e Direitos Humanos. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2018.

ARNEIL, Barbara. Becoming versus being: a critical analysis of the child in liberal theory. In: ARCHARD, David; MACLEOD, Colin. (eds.). The Moral and Political Status of Children. Oxford, Oxford University Press, 2002, pp. 70-96.

ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo, Boitempo, 2019.

BARNES, Colin. Social Model of Disability: Valuable or Irrelevant? In: WATSON, Nick; ROULSTONE, Alan; THOMAS, Carol. (eds.). The Routledge Handbook of Disability Studies. Londres, Routledge, 2012, pp. 12-29.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, MARE/Secretaria da Reforma do Estado, 1995.

BRASIL. Portaria nº 1.060, de 5 de junho de 2002. Ministério da Saúde. Disponível em: Ministerio da Saude (saude.gov.br). Acesso em: 02 dez. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação na perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Disponível em: Política Nacional de Educação Especial na (mec.gov.br). Acesso em: 02 dez. 2021.

BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm . Acesso em: 30 jan. 2021.

BRASIL. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 28 out 2021.

CAMPBELL, Fiona Kumari. Contours of Ableism: the production of disability and abledness. Palgrave Macmillan, UK, 2009.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, v. 10, n. 1, Florianópolis, 2002, pp. 171-188. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 maio 2021.

DIAS, Adriana. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência SEDPcD/Diversitas/USP Legal, São Paulo, 2013, pp. 1-14. Disponível em: http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/ebook/Textos/Adriana_Dias.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

DINIZ, Debora. Modelo Social da Deficiência: a crítica feminista. Série Anis, (28), Brasília, 2003, pp.1-8. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15250. Acesso em: 06 nov. 2020.

DINIZ, Debora. O que é Deficiência? São Paulo, Brasiliense, 2007.

DINIZ, Debora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 6, n. 11, São Paulo, 2009, pp. 65-77. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452009000200004. Acesso em: 06 nov. 2020.

FALS BORDA, Orlando. Una sociología sentipensante para América Latina. México, D. F.: Siglo XXI Editores; Buenos Aires, CLACSO, 2015. Disponível em: Orlando Fals Borda - Bibliotecas Virtuales CLACSO - DOCUMENTOP.COM. Acesso em: 01 dez.2021.

FIETZ, Helena Moura; MELLO, Anahí Guedes de. A Multiplicidade do Cuidado na Experiência da Deficiência. Revista AntHropológicas, v. 29, n. 2, Recife, 2018, pp. 114–141. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/238990. Acesso em: 30 maio 2021.

GARLAND-THOMSON, Rosemarie. Integrating disability, transforming feminist theory. NWSA Journal, v. 14, n. 3, Baltimore, 2002, pp. 1-32. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236811967_Integrating_Disability_Transforming_Feminist_Theory. Acesso em: 20 jul. 2019.

GESSER, Marivete. Gênero, deficiência e a produção de vulnerabilidades In: VEIGA, Ana Maria; NICHNIG, Claudia Regina; WOLFF, Cristina Scheibe; ZANDONÁ, Jair. (orgs.). Mundos de mulheres no Brasil. Curitiba, CRV, 2019, pp. 353-361.

GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí Guedes de. Estudos da Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BOCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena. (orgs.). Estudos da Deficiência: anticapacitismo e emancipação social. 1ed. Curitiba, CRV, 2020, pp. 17-35.

HUNT, Paul. A critical condition. In: HUNT, Paul. (ed.). Stigma: The Experience of Disability. London, Geoffrey Chapman, 1966, pp. 145-59.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010.

KEITH, Lois; MORRIS, Jenny. Blancos fáciles: los derechos de la discapacidad discapacidad en el debate sobre los menores cuidadores. In: MORRIS, Jenny. (ed.). Encuentros con desconocidas: Feminismo y discapacidad. Madrid, Narcea Ediciones, 1996, pp. 109-138.

KITTAY, Eva Feder. The Ethics of Care, Dependency, and Disability. Ratio Juris, v. 24, n. 1, Hoboken, 2011, pp. 49–58. Disponível em: http://evafederkittay.com/wp-content/uploads/2015/01/The-ethics-of-care.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.

MELO, Eduardo Rezende. Direito ao desenvolvimento: arqueologia de um dispositivo de subjetivação. São Paulo, Intermeios, 2021.

MELLO, Anahí Guedes de. Deficiência, Incapacidade e Vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, Rio de Janeiro, 2016, pp. 3265-3276. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232016001003265&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 maio 2021.

MELLO, Anahí Guedes de. Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook. In: PRATA, Nair; PESSOA, Sônia Caldas. (orgs.). Desigualdades, gêneros e comunicação. São Paulo: Intercom, 2019, pp. 125-142.

MORRIS, Jenny. Introducción. In: MORRIS, Jenny. (ed.). Encuentros con desconocidas: Feminismo y discapacidad. Madrid, Narcea Ediciones, 1996, pp. 17-33.

OLIVER, Mike. A New Model of the Social Work Role in Relation to Disability. In: CAMPLING, Jo. (ed.). The handicapped Person: A New Perspective for Social Workers. London, Radar, 1981, pp. 19-32.

OLIVER, Mike. The Social Model in Action: if I had a hammer? In: BARNES, Colin; MERCER, Geof. (eds.). Implementing the Social Model of Disability: Theory and Research. Leeds, Disability Press, 2004, pp. 18-32.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Relatório mundial sobre a deficiência. São Paulo, SEDPcD, 2012.

QVORTRUP, Jens. Childhood matters: an introduction. In: QVORTRUP, Jens; BARDY, Marjatta; SGRITTA, Giovanni; WINTERSBERGER, Helmut. (eds.). Childhood Matters: Social Theory, Practice and Politics. Aldershot, Avebury, 1994, pp. 1-24.

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, maio/ago. 2010a, pp. 631-643.

QVORTRUP, Jens. A tentação da diversidade – e seus riscos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, out/dez. 2010b, pp. 1121-1136.

TAYLOR, Sunaura. What Is Disability? In: TAYLOR, Sunaura. Beasts of burden: animal and disability liberation. New York, New Press, 2017, pp. 21-34.

THOMAS, Carol. How is disability understood? An examination of sociological approaches. Disability & Society, v. 19 n. 6, London, 2004, pp. 569-583.

THOMAS, Carol. Times Change, but Things Remain the Same. Disability & Society, v. 34 n.7-8, London, 2019, pp. 1040-1041.

TISDALL, Kay. The Challenge and Challenging of Childhood Studies? Learning from Disability Studies and Research with Disabled Children. Children & Society, (26), London, 2012, pp. 181-191.

TRONTO, Joan. Mulheres e cuidados: o que as feministas podem aprender sobre a moralidade a partir disso? In: JAGGAR, Alison; BORDO, Susan. (orgs.). Gênero, corpo, conhecimento. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos, 1997, pp. 186-203.

TRONTO, Joan. Assistência democrática e democracias assistenciais. Sociedade e Estado, v. 22, n. 2, Brasília, 2007, pp. 285-308. Disponível em: http://ojs.bce.unb.br/index.php/estado/article/view/3515/3075. Acesso em: 30 out. 2021.

UPIAS. Union of the Physically Impaired Against Segregation. Fundamental Principles of Disability. London, UPIAS, 1976. Disponível emhttps://disability-studies.leeds.ac.uk/wp-content/uploads/sites/40/library/UPIAS-fundamental-principles.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.

ZIRBEL, Ilze. Uma teoria político-feminista do cuidado. Tese de doutorado, Filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

Published

2022-07-22

Issue

Section

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil