Notas de percurso: o registro escrito que tece o encontro da professora com a pesquisadora... e com a arte
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e96394Palabras clave:
Registro diário, Professora-pesquisadora, Poéticas negras, Múltiplas linguagensResumen
Ensaiando outras linguagens, articulando palavras e imagens, o manuscrito fala de memória e reflexão marcadas no diário de uma professora que se faz pesquisadora e afirma a importância do registro e da necessidade de ampliar repertórios artístico-culturais na educação das infâncias. Registros da docência em tempos passados, guardados no diário de bordo produzido como professora da Educação Infantil são retomados por ocasião da escrita de sua dissertação de mestrado. Nesta retomada, alguns fios reflexivos são puxados, com compromisso político, ético e estético, com o desejo de tecer veredas para uma educação antirracista, com arte e beleza.
Citas
BRITO-SILVA, Greice Duarte. Poéticas Negras, formação e prática docente na Educação Infantil: Arte e Estética (Empre)tecidas. Tese(Doutorado) - Universidade Federal Fluminense- Niterói- RJ, 2022.
DIAS, Lucimar Rosa. No fio do horizonte: educadoras da primeira infância e o combate ao racismo. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, 2007.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
HOLANDA, Arlene.; GOMES, Clayson.; GOMES, Lenice. Nina África: Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. São Paulo: Elementar, 2009.
NEVES, Maria Helena Dantas dos Santos. Diário de bordo. São Paulo, 2009. (Não publicado).
No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2017 (p.19-53).
OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.) Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores (5a ed.). Campinas: Papirus, 2012.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2017 (p.19-53).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.