Educação Infantil em debate: contribuições paulistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99375

Palabras clave:

Educação Infantil, Política Pública, Movimento Social

Resumen

Em sua primeira assembleia de 2024, realizada no dia 20 de janeiro, o Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI) reuniu professoras/es, pesquisadoras/es, representantes de entidades e movimentos sociais para debater os desafios e as perspectivas da Educação Infantil no Brasil em tempos de democracia. Apresentaremos esse debate como uma obra cênica, como se pudesse ser adaptado e reencenado em outros palcos. As questões que foram colocadas continuam abertas para que novos personagens possam atuar na defesa dos direitos das crianças e das/os professoras/es de creche e pré-escola no Brasil.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Goulart de Faria, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Criancista, criançologa, anti fascista, marxista, feminista. Paulistana desvairada, pedagoga, professora plena colaboradora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora da linha Culturas Infantis do Gepedisc. Membro do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Ex-membro do Conselho Municipal de Educação de Campinas. Atua nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, quase exclusivamente na primeira etapa da educação básica, na Educação Infantil, em creches e pré-escolas, na Pedagogia da infância com abordagem nas Ciências Sociais. Destaque para a pequena infância e relações de gênero, classe social, relações étnico-raciais, parque infantil, Sociologia da infância, culturas infantis. Foi membro do Colegiado Docente de Doutorado da Università degli Studi di Milano-Bicocca (2010-2018). Desenvolve 3 projetos de pesquisa sempre na intersecção de idade, gênero, classe social, relações étnico-raciais no Brasil, na Itália (com a Università degli Studi Milano Bicocca) e na Suécia.

Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com aprofundamentos de estudos em Sociologia da Infância no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, braga-PT (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas. É professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas na área de concurso História da Criança, Criança, Sociedade e Cultura e Teoria e Prática da Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Infâncias, Metodologia da Pesquisa em Educação e com Crianças, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública e educação, educação infantil, ideologia, metodologia e formação de professores. Tem vários trabalhos publicados na área da educação infantil e projetos de pesquisa na temática da infância indígena. Foi Professor do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia de 2010 a 2021. É professor Permanente do Mestrado em Educação do qual foi coordenador por dois anos e professor permanente Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade do Estado do Amazonas. Professor permanente do Doutorado em Educação da Rede EducaNorte. Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas.

Publicado

2024-08-08