Educação Infantil e os softwares educacionais: abrindo caminhos para exploração de critérios pedagógicos
DOI :
https://doi.org/10.5007/%25xRésumé
A discussão sobre o uso de tecnologias mais recentes na educação tem sido um ponto polêmico. Parte dos problemas apontados pode ser creditada ao fato de tratar-se de um campo de estudos ainda novo para os educadores no qual a pouca presença de equipamentos nas escolas ainda não permite o adensamento de experiência prática que “problematize” as diferentes contribuições teóricas sobre o assunto que já foram (e continuam sendo) desenvolvidas em áreas em que a presença dos artefatos tecnológicos modernos é mais antiga, e mais contundente, como é o caso dos meios de comunicação de massa, por exemplo. Tem-se clareza, contudo, que as razões que alimentam a polêmica gerada em torno do assunto não se restringem ao fato de ele ser “novo”. Muitos dos problemas se devem às mazelas próprias do campo educacional, as quais estão ligadas à crise de valores e de paradigmas por que passa a sociedade dos nossos dias. As dificuldades em indicar finalidades educativas determinadas, refletem-se na insegurança (e na desconfiança) acerca das orientações que devem nortear a prática pedagógica nas instituições educativas.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
