Educação Infantil e os softwares educacionais: abrindo caminhos para exploração de critérios pedagógicos

Autores

  • Margareth Feiten Cisne Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A discussão sobre o uso de tecnologias mais recentes na educação tem sido um ponto polêmico. Parte dos problemas apontados pode ser creditada ao fato de tratar-se de um campo de estudos ainda novo para os educadores no qual a pouca presença de equipamentos nas escolas ainda não permite o adensamento de experiência prática que “problematize” as diferentes contribuições teóricas sobre o assunto que já foram (e continuam sendo) desenvolvidas em áreas em que a presença dos artefatos tecnológicos modernos é mais antiga, e mais contundente, como é o caso dos meios de comunicação de massa, por exemplo. Tem-se clareza, contudo, que as razões que alimentam a polêmica gerada em torno do assunto não se restringem ao fato de ele ser “novo”. Muitos dos problemas se devem às mazelas próprias do campo educacional, as quais estão ligadas à crise de valores e de paradigmas por que passa a sociedade dos nossos dias. As dificuldades em indicar finalidades educativas determinadas, refletem-se na insegurança (e na desconfiança) acerca das orientações que devem nortear a prática pedagógica nas instituições educativas.

Biografia do Autor

Margareth Feiten Cisne, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós - Graduação em Educação

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua