Intervenção precoce na infância em Portugal: contexto da creche e jardim de infância
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e101331Mots-clés :
Intervenção precoce, Infância, Educação, FamíliasRésumé
O artigo explora a prática de intervenção precoce na infância (IPI) em Portugal, com foco no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) e na atuação da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP). O estudo descreve a evolução dos programas de intervenção precoce desde a década de 1960, destacando mudanças significativas ao longo dos anos. A metodologia inclui observação direta e análise documental das práticas educativas na Creche e Jardim de Infância (CJI) da Associação de Intervenção Precoce, com ênfase na interação com as famílias e na aplicação de conceitos teóricos na prática cotidiana. Constatou-se que a Associação Nacional de Internação Precoce promove um ambiente inclusivo e colaborativo, centrado na criança e na família, utilizando estratégias de intervenção personalizadas e focadas no brincar livre e no contato com a natureza. A comunicação aberta entre profissionais e famílias, a formação contínua e a aplicação de abordagens teóricas são evidentes nas práticas observadas, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. O estudo revela a eficácia das práticas e sugere que a colaboração ativa das famílias e a abordagem centrada na criança são cruciais para o sucesso da intervenção precoce.
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