Os parâmetros de qualidade na educação infantil e a dimensão de prática pedagógica em duas escolas do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104836Palabras clave:
InfânciaResumen
Este artigo tem o objetivo de problematizar a concepção de criança e as práticas pedagógicas na educação infantil de duas instituições, situadas nas regiões central e noroeste do Rio Grande do Sul, tendo como referência os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de que os parâmetros sejam discutidos nos sistemas de ensino para que aspectos constantes no documento sejam efetivamente contemplados nas instituições visando que as práticas pedagógicas contemplem as dimensões de indissociabilidade entre o cuidar e o educar, a articulação entre os campos de experiência e formação docente. As pesquisas indicaram a fragilidade, tanto em relação ao respeito a especificidade da educação infantil nas práticas pedagógicas, como na formação docente. Outros aspectos observados no documento, condições de infraestrutura e de materiais, são importantes pontos de interseção para que as práticas pedagógicas possam contemplar os direitos de aprendizagem das crianças.
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