Processo de Drama na Educação Infantil: uma análise a partir das estratégias Professor-personagem e Professor em ação dramática
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p136Résumé
O artigo apresenta uma reflexão acerca de um processo de Drama na Educação Infantil, realizado com crianças em idade pré-escolar em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Curitiba/PR. O processo dramático analisado ocorreu a partir de duas estratégias empregadas na atuação artística de um dos pesquisadores com as crianças: Professor-personagem e Professor em ação dramática. As propostas utilizadas de forma simultânea contribuíram para uma efetiva comunicação entre crianças e professor/pesquisador, momento em que ambos se tornaram autores e condutores do processo dramático.
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2012.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo. Perspectiva, 2003.
LANDIER, Jean-Claude; BARRET, Gisèle. Expressão dramática e teatro. Porto: Edições ASA, 1994.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana:danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LEITE, Elisângela Christiane de Pinheiro. Professor em Ação Dramática na Educação Infantil: Uma estratégia de comunicação entre professores e crianças pequenas.Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
LEITE, Elisângela Christiane de Pinheiro. Domínio do Saber Epistêmico: Indutores utilizados pelo professor em ação dramática na relação com crianças da pequena infância. In: EDUCERE Congresso Nacional de Educação, XII, 2015. Curitiba. Anais...Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 41003- 41015.
LEENHARDT, Pierre. A criança e a expressão dramática. São Paulo: Editora Estampa, 1974.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Para desembaraçar os fios. Educação e Sociedade. n.30, p. 217-228, jul./dez., 2005.
SACRISTÁN, Gimeno J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (org.). Profissão Professor. 2.ed. Porto: Editora, 1999.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2015.
SLADE, Peter. O Jogo Dramático Infantil. São Paulo: Summus, 1978.
VIDOR, Heloise Baurich. Drama e teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2010.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Robson Rosseto, Melaine Pilatto Gonçalves 2019

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
