Solidão/individualismo na docência da educação infantil: consequência ou projeto?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p125

Résumé

A expansão da Educação Infantil encontra-se no bojo das lutas pelo direito à educação. O processo de ampliação da oferta dessa etapa da Educação Básica tem-se dado, entretanto, de forma complexa e desafiadora, não acompanhado, na maioria das vezes, de investimentos efetivos que promovam condições adequadas para uma educação de qualidade. Nesse sentido, este artigo discute as condições do trabalho docente na Educação Infantil. O estudo, de natureza qualitativa, realizado por meio de entrevistas individuais e grupo focal, aborda o sentimento de solidão e abandono percebido por professoras de Educação Infantil em um município de Santa Catarina. As discussões permeiam eixos temáticos como a fragilidade no suporte pedagógico, a ausência de trabalho coletivo e a precariedade na formação inicial dos Pedagogos. Os principais resultados indicam que o isolamento profissional tem sua origem em como as organizações estruturam seus espaços e suas práticas, o tempo de atendimento e a necessidade da construção de estratégias e políticas que apoiem os diversos segmentos profissionais que atuam nessa etapa da Educação Básica.

Bibliographies de l'auteur

Graziella Souza Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Formada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Educação

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, SC, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de pedagogia

 

Wagner Eduardo Estácio de Paula, Centro Universitário de Brusque –Unifebe Rede Municipal de Balneário Camboriú

Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho

Professor no Centro Universitário de Brusque –Unifebe -Brusque, SC, Brasil

Professor efetivo da Rede municipal de Educação de Balneário Camboriú

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Publiée

2020-04-24

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