Onde estão as crianças negras? Quebrando o silêncio sobre o racismo: a Lei 10639/03 e suas implicações na formação inicial de professoras/es e no projeto político-pedagógico das instituições educacionais

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DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81652

Résumé

Este artigo propõe-se a problematizar questões relacionadas ao processo de construção de uma educação antirracista no âmbito do sistema educacional, tendo como principal objetivo romper com a invisibilidade das crianças negras. Para isso ressalta-se a importância da Lei 10639/03, porém, questionando a sua implementação nos currículos de curso de Pedagogia que forma profissionais de 0- 10 anos que atuam na Educação Básica, e a sua inclusão no PPP (Projeto Político Pedagógico) das instituições educacionais. Apresenta-se pesquisas que apontam o racismo ao qual são submetidas as meninas e meninos negras/os em espaços educacionais, relacionando esses trágicos cenários às deficiências na formação de professoras/es, e a ausência de propostas que promovam uma educação antirracista no PPP dessas unidades. Destaca-se a atuação histórica do Movimento Negro que, ao longo de décadas, vem quebrando com o silêncio imputado à causa negra, por meio da denúncia e combate ao racismo, e assim potencializando a construção das identidades das crianças e adultas/os negras/os positivamente.

 

 

Biographie de l'auteur

Roberta Cristina de Paula, Prefeitura Municipal de Campinas

Professora da Educação Básica na Rede Pública Municipal de Campinas/SP (ensino fundamental I). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); mestrado em Educação, junto ao Departamento de Ciências Sociais e Educação pela FE/UNICAMP; doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atuou como professora de educação infantil em creches universitárias, e como monitora de dança para crianças e adolescentes em entidades assistenciais. Integrante dos grupos: Pesquisa e Primeira Infância: Linguagens e Culturas Infantis da FEUSP e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio Cultural (GEPEDISC) da FE/Unicamp. Dançarina popular.

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Publiée

2021-08-16