Artesanias docentes na educação infantil: os fios do registro e da documentação pedagógica como marcas das professoras artesãs
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94498Mots-clés :
Educação Infantil , Artesania Docente, Registro, Documentação PedagógicaRésumé
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado, realizada a partir de uma investigação narrativa com nove professoras de Educação Infantil, que teve como objetivo identificar fios que tecem fazeres pedagógicos, relacionando tais fios com o conceito de uma docência artesanal. A teoria da complexidade constituiu-se como escolha epistemológica, possibilitando discutir o conceito de artesania como superação da mecanização técnica, monótona e rotineira e sugerir possibilidades de conceber a docência com crianças pequenas como um fazer artesanal, articulado no pensar, sentir e avaliar esses processos. O estudo aponta para a discussão acerca do ofício docente, da técnica como fazer ético e estético na especificidade da docência na Educação Infantil. Portanto, é possível evidenciar os fios do registro e da documentação pedagógica como marcas de um fazer artesanal, que se costura a partir do envolvimento, engajamento e do diálogo da consciência material com a artesania docente.
Références
AGOSTINHO, Kátia Adair; LIMA, Patrícia de Moraes. A docência na educação infantil: sobre os contornos da experiência pedagógica no encontro com as crianças. In: Investigar em Educação - II ª Série, Número 4, 2015.
ALLIAUD, Andrea. Los artesanos de la enseñanza: acerca de la formación de maestros con oficio. Buenos Aires: Paidós, 2017.
ALLIAUD, Andrea; ANTELO, Estanislao. Grandezas y misérias de la tarea de enseñar. In: ALLIAUD, Andrea; ANTELO, Estanislao. Los gajes del ofício: Enseñanza, pedagogia y formación. Buenos Aires: Aique Grupo Edditor, 2009. p. 39-50.
ARROYO, , Miguel González. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. 12. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; GOBBATO, Carolina. A complexidade do “como fazer” na educação infantil: implicações para a formação docente na perspectiva da artesania. Debates em Educação, v. 14, n. Esp, p. 312–331, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12669. Acesso em: 27 nov. 2022.
BARROS, Manoel. O livro das ignoraças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CONNELY, Michael; CLANDINI, Jean. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente - Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, S. A. de Ediciones, 1995.
CONTRERAS, José Domingo; PÈREZ DE LARA, Nuria Ferré. Introducción. In: DOMINGO, José Contreras; FERRÉ, Nuria Pèrez de Lara (Orgs.). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Ediciones Morata, 2010. p. 15-20.
DO Ó, Jorge Ramos. Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes. Revista Brasileira de Educação. v. 24, p. 1-24, 2019. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v24/1809-449X-rbedu-24-e240021.pdf>. Acesso em 5 setembro 2019.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Madalena. Educador: educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLARDINI, Anna Lia; IOZZELLI, Sonia. Dar visibilidade aos acontecimentos e aos itinerários de experiência das crianças nas Instituições para a pequena infância. In: MELLO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goular de. Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João editores, 2017, p. 87-98.
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
HOYUELOS, Alfredo. La complexidade em la escuela infantil. In: HOYUELOS, Alfredo; RIERA, Maria Antonia. Complejidad y relaciones em educación infantil. In: Temas de Infancia, núm. 37. Octaedro: Asociación de Mestres Rosa Sensat, 2015.
LARROSA, Jorge. El profesor artesano: materiales para conversar sobre el oficio. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Materiales. Didáctico, 2020.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
MALAGUZZI, Loris. Histórias ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artes Médica, 1999. p. 59-104.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
MELLO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goular de. Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João editores, 2017.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. (org.) Educação Infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. A prática do registro na Educação Infantil: narrativa, memória, autoria. In: Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo Vol. 9 - nº 2 jul/dez, 2015. p.202-213.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Registros na Educação Infantil: Pesquisa e prática pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2017.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; FOLQUE, Maria da Assunção. Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética. Educar em Revista, [S.l.], abr. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75592/43527>. Acesso em: 09 out. 2022.
RECHIA, Karen Christine; MENDONÇA, Geovana; MENDES, Lunardi; PREVE, Ana Maria Hoepers. Elogio da escola: o desafio de pensar uma forma sem função. In: LARROSA, Jorge. Elogio da escola. Autêntica Editora, 2017. p. 9-18.
RICHTER, Sandra. Docência e Formação Cultural. In: Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. - 1.ed. - Brasília: MEC /SEB, 2016.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SENNETT, Richard. Juntos. Rio de Janeiro: Record, 2012.
SENNETT, Richard. Construir e Habitar: ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Record, 2018.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.