The children's relationship with the museum: proposal for a collaborative work for the democratization of culture
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95187Keywords:
Museum-school relationship, Museum education, Children’s Education, Teachers’ Professional DevelopmentAbstract
Throughout history, museum institutions have become venues accessible to children’s public. Despite the fact that there has been important debate over the museum education in Brazil and the advance of public policies, with the creationof The Brazilian Institute of Museums (2009) and the construction of National Policy of Museum Education (2017), museums still seem to be unprepared to host very young children in their premises. Bearing such factors in mind, the book Habitar o museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade (2021) has been selected as sample in order to contribute to this debate. Written by Solange de Fátima Gabre, such relevant literature goes to show results from her doctorate thesis, which enabled teachers’ professional development so that the museum-school relationship become both a democratic and constant practice in children’s education.
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. São Paulo, Atlas, 1991.
BRASIL. Lei n. 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Cultura. Portaria n. 422, de 30 de novembro de 2017. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Museal – PNEM e dá outras providências. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Portaria-422-2017-PNEM.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
ERVEN, Maria Fernanda van; MIRANDA, Sônia Regina. Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus. Revista História Hoje, v. 3, n. 6, p. 91-119, 2014.
GABRE, Solange. Habitar o Museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade. Curitiba: Appris, 2021.
GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Museu, um aspecto das organizações culturais num país em desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1977.
GUARNIERI, Waldisa Rússio. Texto III. In: ARANTES, Antônio Augusto (Org.). Produzindo o passado: estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, Secretaria de Estado da Cultura, Governo Democrático de São Paulo, CONDEPHAAT, p. 59-88, 1984.
ICOM – International Council of Museums. Disponível em: https://www.icom.org.br/. Acesso em: 10 out. 2022.
KOPTCKE, Luciana Sepúlveda. Bárbaros, escravos e civilizados: o público dos museus no Brasil. In: CHAGAS, Mário. (Org.). Museus: antropofagia da memória e do patrimônio. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 31, Rio de Janeiro: IPHAN, p. 184-205, 2005.
LARROSA, Jorge. Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
LEITE, Maria Isabel. Museu: Espaço impulsionador de reconfigurações identitárias docentes. Cad. Cedes, Campinas, v. 32, n. 88, p. 335-350, set./dez. 2012.
RODRIGO, Javier. Pedagogía Crítica y educación em museos. Marcos para uma educación artística desde las comunidades. In: FÉRNANDEZ, Olga; DEL RÍO, Victor. (Ed.). Estrategias críticas para una práctica educativa en el arte contemporáneo. Valladolid: Museo Patio Herreriano, p. 118-132, 2007.
SILVA, Marcela Virgínia T. Do SPHAN ao IBRAM: Subsídios para compreender a produção documental dos museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). In: Revista Eletrônica Ventilando Acervos, v. 3, n. I, p. 60 - 75, nov. 2015.
SOUZA, Flávia Cristina A. de. WEIERS, Meriluce S. Uma experiência de educação patrimonial no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville: provocando sensações e estimulando percepções. Revista CPC, n. 9. p. 25-41, abr. 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
