The children's relationship with the museum: proposal for a collaborative work for the democratization of culture

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95187

Keywords:

Museum-school relationship, Museum education, Children’s Education, Teachers’ Professional Development

Abstract

Throughout history, museum institutions have become venues accessible to children’s public. Despite the fact that there has been important debate over the museum education in Brazil and the advance of public policies, with the creationof The Brazilian Institute of Museums (2009) and the construction of National Policy of Museum Education (2017), museums still seem to be unprepared to host very young children in their premises. Bearing such factors in mind, the book Habitar o museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade (2021) has been selected as sample in order to contribute to this debate. Written by Solange de Fátima Gabre, such relevant literature goes to show results from her doctorate thesis, which enabled teachers’ professional development so that the museum-school relationship become both a democratic and constant practice in children’s education.

Author Biographies

Elizandra Cristina da Silva, Federal University of São João del-Rei

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2023). Possui Pós-Graduação Lato sensu em Educação Especial Inclusiva (Faculdade Integrada de Jacarepaguá - FIJ - 2006) e Pós- Graduação em Arte-Educação (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG - 2001). Graduação em Pedagogia em 1999 pela FUNREI, Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, atual UFSJ, Universidade Federal de São João Del-Rei. Foi professora regente da Educação Infantil, por 06 anos no Centro Pedagógico Catavento, em São João del Rei. Professora regente da quarta série e da Educação Infantil no Colégio Campos das Vertentes, em Lagoa Dourada. Atuou como Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Prados/MG, da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Professora regente de Língua Portuguesa no Ensino Médio e EJA, na Escola Estadual Dr. Viviano Caldas, em Prados/MG. Foi Supervisora e Diretora Pedagógica da Escola de Educação Especial Raio de Sol/ APAE de Prados, MG. Atuou, recentemente, como vice-diretora e diretora da Escola Municipal Bom Pastor, de São João Del-Rei. Participou como ouvinte, em 2013 do PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e de 2014 a 2018 atuou como Orientadora de Estudos do PNAIC. Atualmente é Especialista em Educação Básica da Escola Municipal Bom Pastor, em São João del Rei, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais. Autora do livro de poesias "Gotas de Alegria, Amor e Paz" , publicado em 2018 e tem participação na obra "Quando o mundo terminou em 2020". Em abril de 2024, a dissertação de Mestrado será publicada pela editora PACO.

Christianni Cardoso Morais , Federal University of São João del-Rei

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Sou professora Associada do Departamento das Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes primárias, práticas formativas, história da leitura/escrita, história da infância e patrimônio histórico educativo. É mãe do Antônio (2013) e da Joana (2017).

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Published

2024-08-08