A relação das crianças com os museus: proposta de um trabalho colaborativo para a democratização da cultura

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95187

Parole chiave:

Relação museu-escola, Educação museal, Educação Infantil, Formação de professoras/es

Abstract

Ao longo da história, as instituições museais não se constituíram como locais acessíveis para o público infantil. Apesar de haver um importante debate sobre a educação museal no Brasil e o avanço de políticas públicas, com a criação do Instituto Brasileiro de Museus (2009) e a construção da Política Nacional de Educação Museal (2017), os museus ainda se mostram despreparados para acolher a pequena infância. A partir dessas constatações, elegemos o livro aqui resenhado, Habitar o museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade (2021), como exemplar para contribuir para esse debate. Escrito por Solange de Fátima Gabre, essa relevante obra traz resultados de sua tese de doutorado, na qual buscou viabilizar a capacitação de professoras/es para que a relação museu-escola seja uma prática democrática e constante na Educação Infantil.

Biografie autore

Elizandra Cristina da Silva, Federal University of São João del-Rei

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2023). Possui Pós-Graduação Lato sensu em Educação Especial Inclusiva (Faculdade Integrada de Jacarepaguá - FIJ - 2006) e Pós- Graduação em Arte-Educação (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG - 2001). Graduação em Pedagogia em 1999 pela FUNREI, Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, atual UFSJ, Universidade Federal de São João Del-Rei. Foi professora regente da Educação Infantil, por 06 anos no Centro Pedagógico Catavento, em São João del Rei. Professora regente da quarta série e da Educação Infantil no Colégio Campos das Vertentes, em Lagoa Dourada. Atuou como Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Prados/MG, da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Professora regente de Língua Portuguesa no Ensino Médio e EJA, na Escola Estadual Dr. Viviano Caldas, em Prados/MG. Foi Supervisora e Diretora Pedagógica da Escola de Educação Especial Raio de Sol/ APAE de Prados, MG. Atuou, recentemente, como vice-diretora e diretora da Escola Municipal Bom Pastor, de São João Del-Rei. Participou como ouvinte, em 2013 do PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e de 2014 a 2018 atuou como Orientadora de Estudos do PNAIC. Atualmente é Especialista em Educação Básica da Escola Municipal Bom Pastor, em São João del Rei, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais. Autora do livro de poesias "Gotas de Alegria, Amor e Paz" , publicado em 2018 e tem participação na obra "Quando o mundo terminou em 2020". Em abril de 2024, a dissertação de Mestrado será publicada pela editora PACO.

Christianni Cardoso Morais , Federal University of São João del-Rei

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Sou professora Associada do Departamento das Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes primárias, práticas formativas, história da leitura/escrita, história da infância e patrimônio histórico educativo. É mãe do Antônio (2013) e da Joana (2017).

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. São Paulo, Atlas, 1991.

BRASIL. Lei n. 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Cultura. Portaria n. 422, de 30 de novembro de 2017. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Museal – PNEM e dá outras providências. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Portaria-422-2017-PNEM.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.

ERVEN, Maria Fernanda van; MIRANDA, Sônia Regina. Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus. Revista História Hoje, v. 3, n. 6, p. 91-119, 2014.

GABRE, Solange. Habitar o Museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade. Curitiba: Appris, 2021.

GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Museu, um aspecto das organizações culturais num país em desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1977.

GUARNIERI, Waldisa Rússio. Texto III. In: ARANTES, Antônio Augusto (Org.). Produzindo o passado: estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, Secretaria de Estado da Cultura, Governo Democrático de São Paulo, CONDEPHAAT, p. 59-88, 1984.

ICOM – International Council of Museums. Disponível em: https://www.icom.org.br/. Acesso em: 10 out. 2022.

KOPTCKE, Luciana Sepúlveda. Bárbaros, escravos e civilizados: o público dos museus no Brasil. In: CHAGAS, Mário. (Org.). Museus: antropofagia da memória e do patrimônio. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 31, Rio de Janeiro: IPHAN, p. 184-205, 2005.

LARROSA, Jorge. Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

LEITE, Maria Isabel. Museu: Espaço impulsionador de reconfigurações identitárias docentes. Cad. Cedes, Campinas, v. 32, n. 88, p. 335-350, set./dez. 2012.

RODRIGO, Javier. Pedagogía Crítica y educación em museos. Marcos para uma educación artística desde las comunidades. In: FÉRNANDEZ, Olga; DEL RÍO, Victor. (Ed.). Estrategias críticas para una práctica educativa en el arte contemporáneo. Valladolid: Museo Patio Herreriano, p. 118-132, 2007.

SILVA, Marcela Virgínia T. Do SPHAN ao IBRAM: Subsídios para compreender a produção documental dos museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). In: Revista Eletrônica Ventilando Acervos, v. 3, n. I, p. 60 - 75, nov. 2015.

SOUZA, Flávia Cristina A. de. WEIERS, Meriluce S. Uma experiência de educação patrimonial no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville: provocando sensações e estimulando percepções. Revista CPC, n. 9. p. 25-41, abr. 2010.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-08-08