A relação das crianças com os museus: proposta de um trabalho colaborativo para a democratização da cultura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95187Parole chiave:
Relação museu-escola, Educação museal, Educação Infantil, Formação de professoras/esAbstract
Ao longo da história, as instituições museais não se constituíram como locais acessíveis para o público infantil. Apesar de haver um importante debate sobre a educação museal no Brasil e o avanço de políticas públicas, com a criação do Instituto Brasileiro de Museus (2009) e a construção da Política Nacional de Educação Museal (2017), os museus ainda se mostram despreparados para acolher a pequena infância. A partir dessas constatações, elegemos o livro aqui resenhado, Habitar o museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade (2021), como exemplar para contribuir para esse debate. Escrito por Solange de Fátima Gabre, essa relevante obra traz resultados de sua tese de doutorado, na qual buscou viabilizar a capacitação de professoras/es para que a relação museu-escola seja uma prática democrática e constante na Educação Infantil.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. São Paulo, Atlas, 1991.
BRASIL. Lei n. 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Cultura. Portaria n. 422, de 30 de novembro de 2017. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Museal – PNEM e dá outras providências. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Portaria-422-2017-PNEM.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
ERVEN, Maria Fernanda van; MIRANDA, Sônia Regina. Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus. Revista História Hoje, v. 3, n. 6, p. 91-119, 2014.
GABRE, Solange. Habitar o Museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade. Curitiba: Appris, 2021.
GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Museu, um aspecto das organizações culturais num país em desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1977.
GUARNIERI, Waldisa Rússio. Texto III. In: ARANTES, Antônio Augusto (Org.). Produzindo o passado: estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, Secretaria de Estado da Cultura, Governo Democrático de São Paulo, CONDEPHAAT, p. 59-88, 1984.
ICOM – International Council of Museums. Disponível em: https://www.icom.org.br/. Acesso em: 10 out. 2022.
KOPTCKE, Luciana Sepúlveda. Bárbaros, escravos e civilizados: o público dos museus no Brasil. In: CHAGAS, Mário. (Org.). Museus: antropofagia da memória e do patrimônio. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 31, Rio de Janeiro: IPHAN, p. 184-205, 2005.
LARROSA, Jorge. Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
LEITE, Maria Isabel. Museu: Espaço impulsionador de reconfigurações identitárias docentes. Cad. Cedes, Campinas, v. 32, n. 88, p. 335-350, set./dez. 2012.
RODRIGO, Javier. Pedagogía Crítica y educación em museos. Marcos para uma educación artística desde las comunidades. In: FÉRNANDEZ, Olga; DEL RÍO, Victor. (Ed.). Estrategias críticas para una práctica educativa en el arte contemporáneo. Valladolid: Museo Patio Herreriano, p. 118-132, 2007.
SILVA, Marcela Virgínia T. Do SPHAN ao IBRAM: Subsídios para compreender a produção documental dos museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). In: Revista Eletrônica Ventilando Acervos, v. 3, n. I, p. 60 - 75, nov. 2015.
SOUZA, Flávia Cristina A. de. WEIERS, Meriluce S. Uma experiência de educação patrimonial no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville: provocando sensações e estimulando percepções. Revista CPC, n. 9. p. 25-41, abr. 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.