Childhood education in debate: Feminist Contributions against the End of the World

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e104053

Keywords:

Feminisms, Resistances, Childhoods

Abstract

In the line of Early Childhood Education under debate, we present the Feminist Contributions, with a PROLOGUE in chorus in the performance of the Chilean feminist collective Las Tesis, situating the proposal and unfolding in two ACTS, the first held at UFSC within the program of the 13th Seminar Making Gender, with the full transcript of the Round Table: Feminist Materialisms against the End of the World, composed by Barbara Machado (CAP UERJ), Jules Falquet (University of Paris 8) and Adriana Rio (Olga Benário Women's Movement).   And the second ACT with a fragment of the IV International Seminar on Childhood and Post-colonialism: transversal knowledge and dialogues with indigenous peoples held by Gepedisc Culturas Infantis of the Faculty of Education at Unicamp in partnership with the State University of Amazonia, held in Manaus, which presents the concrete construction of indigenous resistance with the multiple “spaces of epistemic existence of bodies, territories and memories!', as explained by Professor Daniela Munduruku, says powerful that comprises in these feminist contributions transformative and perhaps revolutionary knowledge for the Early Childhood Education we have and the one we want, the Brazilian way

Author Biographies

Adriana Alves da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2014), com estágio de doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) na Itália (2012), junto à Università degli Studi Milano-Bicocca, em ambos estudos de pós graduação foi bolsista do CNPq. Realizou o mestrado em Multimeios (Depto de Cinema) no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2008) e é licenciada em Pedagogia (Faculdade de Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Como trabalhos mais relevantes destaca: atuação docente no Ensino Superior público em cursos de Pedagogia, na Educação Infantil das redes municipais de Campinas e Florianópolis, como pesquisadora no PRONERA/Incra SP com Educação do Campo na interface entre a educação, arte, direitos humanos, politicas públicas e os movimentos sociais do campo; com projetos de extensão universitária e formação para autogestão junto à ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da UNICAMP e como atriz/palhaça com a aula espetáculo Conta Catarina (Desde 2022). De 2016 à 2022 dedicou-se a docência, pesquisa e extensão como Professora colaboradora na Faculdade de Educação/FAED da Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC atuando junto aos cursos de Pedagogia, Geografia e História; anteriormente (2013-2015) foi docente colaboradora no Centro de Ciências da Educação/CED da Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC na área de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental; também atuou na formação continuada da Educação Infantil das redes municipais de Florianópolis e São José. Deste 2018 pesquisa e atua com a arte da palhaçaria, na interlocução da arte com a educação. Tem experiências na área de educação, artes, formação de professores/as, movimentos sociais e linguagens audiovisuais, atuando principalmente com os seguintes temas: educação infantil e anos iniciais - pedagogia da infância 0 a 10; artes e artivismos, feminismos e poeticas das resistências; movimentos sociais e as politicas públicas; relações de gênero, étnico raciais, infâncias e diversidades.

Ana Lúcia Goulart de Faria, State University of Campinas (UNICAMP)

Criancista, criançologa, anti fascista, marxista, feminista. Paulistana desvairada, pedagoga, professora plena colaboradora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora da linha Culturas Infantis do Gepedisc. Membro do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Ex-membro do Conselho Municipal de Educação de Campinas. Atua nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, quase exclusivamente na primeira etapa da educação básica, na Educação Infantil, em creches e pré-escolas, na Pedagogia da infância com abordagem nas Ciências Sociais. Destaque para a pequena infância e relações de gênero, classe social, relações étnico-raciais, parque infantil, Sociologia da infância, culturas infantis. Foi membro do Colegiado Docente de Doutorado da Università degli Studi di Milano-Bicocca (2010-2018). Desenvolve 3 projetos de pesquisa sempre na intersecção de idade, gênero, classe social, relações étnico-raciais no Brasil, na Itália (com a Università degli Studi Milano Bicocca) e na Suécia.

Vanderlete Pereira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Especialista em Educação Infantil (1996), pelo Centro Universitário Luterano de Manaus, Mestre em Educação (2012), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) - linha Culturas Infantis e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC. Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Curso de Pedagogia, ministra disciplinas relacionadas aos temas: Educação Infantil, criança e infâncias. Coordenadora do Curso de Pedagogia da ENS/UEA. Integra o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

References

FEDERICI, Silvia. Além da pele: repensar, refazer e reivindicar o corpo no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Elefante, 2023.

FINCO, Daniela; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; GOBBI, Marcia A. Creche e Feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil -ALB; São Paulo: Fundação Carlos Chagas – FCC, 2015.

TELES, Maria Amélia de A.; SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Por que a creche é uma luta das mulheres: inquietações feministas já demonstram que as crianças pequenas são de responsabilidade de toda a sociedade!. São Carlos: Pedro&João Editores, 2018.

SILVA, Adriana A., FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela. “Isso aí é RACHISMO!” Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras. São Carlos: Pedro&João Editores, 2019.

Published

2024-12-18